Pesquisar
Close this search box.

Campanha incentiva o vinho

Campanha incentiva o vinho

Começou na segunda-feira, 20, e segue até domingo, 26, a campanha nacional #VemProVinho 2020, organizada pela Pró-Vinho com a finalidade de promover e fomentar o consumo da bebida de Baco em todo o país buscando auxiliar na retomada de mercado pós-pandemia. Bares, restaurantes, importadores, supermercadistas, empórios, distribuidores, empresas de varejo, hotéis, escolas de vinho, entidades promocionais de vinhos e produtores estão realizando as mais diversas ações como promoções e descontos nos preços das garrafas da bebida.

Lançada no início de 2019, a Pró-Vinho é uma iniciativa interprofissional, que teve entre seus fundadores a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a ABBA (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas), o extinto Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), além de jornalistas das principais publicações do país, comunicadores e sommeliers. Tem como objetivo divulgar a cultura do vinho no Brasil. Uma vez por mês, representantes dessas entidades e especialistas do setor se reúnem para discutir ações de promoção da bebida, assim como a melhor forma de envolver o on-trade e os consumidores.

Em Manaus, a #VemProVinho 2020 está sendo coordenada pelas empresárias Nicolle Loureiro e Márcia Takeda.

“Queremos atrair novos consumidores para o mundo do vinho e também aumentar a frequência com que consumidores esporádicos provam a bebida”, disse Nicolle Loureiro, embaixadora da Pró-Vinho na Região Norte.

Na capital amazonense estão participando do evento: Importadora Nossa Senhora de Fátima (9 8408-9139), Grand Cru (9 9401-3220), Hotel Juma (3232-2707), Di Fiori Casa de Massas e Vinhos (3085-6336), Opportunity Imports (9 9527-0179), La Vaca Negra Cortes Argentinos (9 8245-2555), Caxiri (9 8405-4769), Sétima Art Adega (9 9905-9129) e Save My Wine (9 8178-8001).

Vendas em alta

Talvez buscando um consolo nos dias de isolamento social, quem sabe manter o refinamento dentro de casa, ou aproveitando para degustar aquela garrafa que estava na adega, o certo é que pesquisa realizada pela Ideal Consulting, mostrou que a importação de vinhos nos primeiros cinco meses do ano aumentou 5% em volume, somando 43 milhões de litros.

“O crescimento da base de consumidores regulares passou dos 32 milhões (2018) para 38 milhões (2020), uma alta de 18%, segundo a consultoria Winext, que representa a Wine Intelligence no Brasil. Já as vendas de vinho nacional cresceram 15% nos cinco primeiros meses do ano, totalizando 98 milhões de litros”, informou Márcio Marson, coordenador da Pró-Vinho.

Durante a #VemProVinho 2020, além das promoções e descontos para o consumidor final, serão publicados vídeos, posts educativos e realizadas lives no Instagram da Pró-Vinho (@pro_vinho.br).

“Deixamos que as próprias empresas e profissionais escolhessem quais ações entendem ser mais interessantes para seu público local. Grande parte destas estão baseadas em promoções e descontos. No caso das vendas online, o frete grátis também tem tido bastante destaque. Lives com profissionais renomados também entraram fortemente na pauta”, disse.

Mesmo sem tanta mobilidade, devido à pandemia, a Pró-Vinho tem mantido ativa a sua programação anual.

“Graças a Deus temos conseguido avançar bem, pois o fato de estarmos em quarentena nos obrigou a trabalhar on-line. Nossas reuniões de trabalho têm sido realizadas via Zoom, o que facilitou tudo”, explicou.

Inteligência artificial

Outro termômetro que demonstra os bons resultados nas vendas de vinho durante a pandemia é a Eniwine, maior plataforma digital de serviços e compra de vinhos do país com mais de 1.800 rótulos de diversos produtores, importadores e lojistas. Somente nos últimos dias houve um aumento de 20% nos pedidos da bebida.

“Nosso catálogo é completo, oferecendo rótulos do mundo todo e com diversas faixas de preço. Esse aumento considerável de 20% nas vendas apenas dá continuidade ao que já estava acontecendo antes da pandemia”, informou Marcelo Abrileri, fundador da plataforma.

Uma inovação oferecida pela Eniwine é o Digital Sommelier, inteligência artificial cujo algoritmo ‘aprende’ o gosto pessoal do cliente, com base em avaliações anteriores, e é capaz de predizer que nota ele dará a uma bebida que ainda nem provou.

“O melhor vinho não é o da uva X ou do país Y, nem tão pouco o que teve uma nota específica, mas é o vinho que você gosta. Descobrir o estilo de vinho que você mais aprecia é o papel do Digital Sommelier. Agora conseguimos ordenar nossos vinhos de modo que os clientes enxerguem com enorme facilidade quais vinhos mais irão gostar”, garantiu.

Independente da #VemProVinho 2020, a Eniwine oferece, todas as segundas e quartas feiras, cursos online totalmente gratuitos no YouTube, Instagram, Facebook, Vimeo e no www.eniwine.com/cursoonline

Para acompanhar as novidades da Pró-Vinho: www.provinho.org.br

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar