Pesquisar
Close this search box.

Campanha de vacinação no Amazonas está na etapa final

O Estado do Amazonas está a cerca de uma semana do encerramento oficial da segunda etapa de 2007 da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Iniciada no último dia 1º, a campanha está sendo promovida pelo governo do Estado, por meio da Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural), e abrange todos os 62 municípios amazonenses.

O objetivo é vacinar integralmente o rebanho bovídeo (bovinos e bubalinos) estadual, hoje estimado em 1,6 milhão de cabeças.

Os pecuaristas devem ficar atentos ao prazo de declaração da vacinação do rebanho, que vai até o dia 15 de dezembro. Somente comprovada a declaração eles poderão retirar a GTA (Guia de Trânsito Animal) e trafegar com o rebanho em território brasileiro. A omissão da vacinação e da conseqüente declaração também pode gerar sanções e multas.

Exigências do Mapa

Mais de 400 técnicos da Sepror, incluindo profissionais do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas) e da Codesav (Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), estão participando das ações de imunização do gado.

Além da tarefa de vacinar o rebanho estadual, os técnicos estão envolvidos também em outra ação estratégica para a pecuária amazonense: o cadastramento e georreferenciamento de todo o rebanho estadual.

A ação complementar é uma exigência do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para conceder o status de zona livre de aftosa com vacinação, ao qual o Amazonas pretende chegar até 2009.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar