Pesquisar
Close this search box.

Camex decide que sete tipos de aço devem pagar Imposto de Importação

Sete tipos de aço passarão a pagar imposto para entrar no país. A Camex (Câmara de Comércio Exterior) decidiu cobrar o Imposto de Importação sobre esses produtos, que estavam isentos do tributo.
A resolução instituindo a cobrança sobre o aço importado foi publicada na última sexta-feira no Diário Oficial da União. Agora, seis tipos de aço pagarão 12% de alíquota, com exceção das barras de aço, cujo imposto subirá para 14%.
A medida atende reivindicação do setor siderúrgico nacional. Há duas semanas, o presidente do IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia) defendeu a volta do imposto para o aço importado, alegando concorrência desleal com os produtos nacionais.
Por causa do agravamento da crise econômica, no final do ano passado, o excesso de oferta internacional de aço barateou o aço importado a ponto de os preços ficarem menores que os custos de produção no mercado doméstico.
O aço importado era tributado de 12% a 14%, até 2005, quando a Camex começou a zerar o imposto por causa do aumento do preço do aço nacional na época.
Além das barras de aço, a Camex aumentou o Imposto de Importação para três tipos de chapas e bobinas a quente, dois tipos de chapas e bobinas a frio e um tipo de chapa grossa de aço carbono De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, apenas o vergalhão continua isento do imposto
Com a decisão, o número de itens que fazem parte da lista de exceções TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul caiu para 85.
O país tem autorização para incluir até 93 produtos na lista, que relaciona os itens cujo Imposto de Importação é diferente do estabelecido em conjunto pelos países do bloco econômico.
Até o início do ano, o país estava autorizado a incluir 100 tipos de produtos na lista de exceções. Nesse período, 99 bens faziam parte da relação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar