A Camesa, empresa com 28 anos de tradição no segmento homewear, tem expectativa de fechar o ano de 2008 com 30% de crescimento frente ao ano anterior. O excelente resultado é reflexo dos investimentos em maquinário, tecnologia e criação de novos produtos e linhas. Nos últimos cinco anos, a empresa vem crescendo entre 40 e 50% e sua participação no mercado saltou de 0,25% para 2%, um aumento bastante significativo considerando sua atuação concentrada, basicamente, entre as camadas de menor poder aquisitivo da população.
“Nosso foco são produtos para as classes C / D, em especial enxovais para casa com design moderno e preços baixos”, explicou Ralf Hakim, diretor da Camesa, que tem grande tradição no desenvolvimento de produtos para a população de baixa renda. O forte da Camesa é produzir moda cama, mesa, banho, copa e cozinha com aparência de produtos refinados a preços competitivos.
O salto de crescimento apresentado pela empresa coincide com a entrada da segunda geração da família nos negócios. A chegada dos filhos de Ralf, Alberto e David, trouxe novo folêgo à Camesa. “Fizemos investimentos em maquinário (atualmente nosso parque industrial tem idade média de dois anos), tecnologia e também estamos apostando em novos produtos para ampliarmos nossa área de atuação”, esclareceu Ralf. Ele se refere ao lançamento da marca NEO, composta por produtos mais sofisticados e voltada para as classes A / B, e que conta com a consultoria do estilista Rafael Almeida. A linha NEO complementa o portfólio de produtos da empresa, que passa a abranger praticamente todos os setores do mercado de cama, mesa, banho, copa e cozinha.
Atuando no segmento de Homewear desde 1980, a Camesa foi fundada pelo engenheiro de produção Ralf Hakim e seu pai Albert Hakim, que iniciaram suas atividades no setor com a produção de toalhas rendadas e pouco a pouco construiram um grande leque de produtos e linhas para atender, principalmente, à população de menor poder aquisitivo com produtos cujo grande diferencial é a qualidade e preocupação com o design. Ou seja, moda barata para casa mas com aparência de produtos classe A/B.
Depois de cinco anos, a empresa sediada em Guarulhos recebeu mais um sócio; Rahmo Shammah, colega de Universidade de Ralf, entrou para a empresa para atuar na área financeira, enquanto Ralf administrava a área comercial.
Com a receptividade do mercado, eles passaram a fabricar colchas e tecidos e depois toalhas de banho felpudas, lençóis, panos de cozinha, entre outros produtos. A Camesa está presente no mercado desde sua fundação e apresenta várias linhas de produtos entre toalhas, jogos de cama, edredons e outros produtos.
Camesa cresce e investe em marca
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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