Pesquisar
Close this search box.

Calote das empresas cresce 8,3% em agosto, diz Serasa

A inadimplência das empresas cresceu com alta de 8,3% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo dados divulgados pelo Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas ontem.
Apesar de alto, este é o menor crescimento na comparação anual desde fevereiro de 2011. Na mesma comparação feita em julho, a alta havia sido de 8,5%. O índice leva em consideração as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições bancárias e não bancárias. No acumulado do ano (janeiro a agosto), houve crescimento de 14,3% ante o mesmo período do ano passado.
Na relação mensal (agosto ante julho), a inadimplência das empresas cresceu 1,7%, ante 1,8% registrados em julho.
Na análise dos economistas da Serasa Experian, as desacelerações mensal (1,7%) e anual (8,3%) são resultado de fatores conjunturais mais favoráveis, como a redução dos juros e a recuperação gradual das vendas (em decorrência das medidas oficiais de estímulo ao consumo e também do recuo na inadimplência do consumidor). Estes dois fatores “geram recuperação de recursos e decréscimo nas perdas por parte das empresas”. As dívidas bancárias, com valor médio em R$ 5.276,52, tiveram alta de 2,2% no período de janeiro a agosto de 2012 na comparação com o mesmo período em 2011. Nesta relação, as dívidas não bancárias (ou seja, aquelas com fornecedores, cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços) tiveram alta de 3,7% e registraram valor médio de R$ 766,47 no período.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar