15 de abril de 2021

CALENDÁRIO – Estado divulga programa “Saúde Itinerante”

O Governo do Estado divulgou o calendário de atividades do Programa Saúde Amazonas Itinerante, para os dois primeiros meses deste ano, anunciando a ampliação

O Governo do Estado divulgou o calendário de atividades do Programa Saúde Amazonas Itinerante, para os dois primeiros meses deste ano, anunciando a ampliação do número de atendimentos para 2013. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a programação teve início esta semana pelo município de Boca do Acre e durante os meses de janeiro e fevereiro e alcançará outras cinco cidades – Lábrea, Manicoré, Itacoatiara, Pauini e Tefé. “Estamos iniciando as atividades de 2013 com duas frentes de trabalho: os mutirões de cirurgia de catarata e as consultas oftalmológicas com confecção de óculos, nos casos indicados”, informou Alecrim.
De acordo com o secretário, a meta do Governo do Estado é realizar este ano, por meio do programa, 8 mil cirurgias de catarata, sendo 4 mil na capital e outras 4 mil nos municípios do interior. “O número é quase o dobro do realizado até outubro do ano passado, quando 5 mil cirurgias já haviam sido feitas, sendo 2,5 mil em Manaus e 2,5 mil no interior ”, disse o secretário. A previsão é de que todos os 61 municípios do interior recebam a visita das equipes do programa.
Alecrim frisou que a ampliação na oferta de cirurgias oftalmológicas segue determinação do governador Omar Aziz. “Muitas pessoas têm a qualidade de vida comprometida por problemas visuais. São pessoas que ficam sem poder estudar e até trabalhar e que podem retomar sua rotina normal após a correção do problema oftalmológico”, disse o secretário.
A catarata é uma doença que compromete a formação de imagens na retina e geralmente afeta pessoas idosas, à exceção dos casos congênitos. O problema visual só pode ser curado por meio da cirurgia, que consiste em substituir o cristalino danificado do olho por um artificial. Outra ação que vem sendo executada no âmbito do “Saúde Amazonas Itinerante” desde outubro do ano passado, são as consultas oftalmológicas com fornecimento de óculos de grau, nos casos prescritos pelo médico. Esta ação é fruto de um levantamento que revelou que, aproximadamente, 15% dos estudantes, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, apresentam baixo rendimento escolar por conta de dificuldade visual.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email