Pesquisar
Close this search box.

Calculador facilita escolha mais econômica entre álcool ou gasolina para motoristas

Agora ficou mais fácil para o motorista decidir se abastece com álcool ou gasolina o seu carro flex, em função do preço cobrado nas bombas pelos dois combustíveis. Como o carro flex, ao usar álcool, consome mais combustível que o mesmo veículo abastecido com gasolina, o álcool só é vantajoso se custar até 70% do preço da gasolina.Esse cálculo agora ficou fácil e instantâneo com o FlexCalc.
Idealizado pelo jornalista Bob Sharp, especializado em indústria automotiva, e pelo engenheiro André Dantas, o FlexCalc é um prático calculador circular que permite ao dono de um carro flex escolher, em questão de segundos, o combustível que resulte em gastar menos dinheiro possível para rodar.
O produto ainda não está disponível no mercado de varejo, pois foi idealizado para ser um brinde de custo extremamente baixo para empresas que querem ser bem lembradas toda vez que o carro for ser reabastecido. Um brinde útil, sobretudo, e que não usa pilhas e nem exige utilização de lápis ou caneta para qualquer tipo de cálculo.
Seu diâmetro externo de 13 centímetros torna fácil a leitura e o manuseio, bem como sua guarda no porta-luvas, porta-mapas das portas ou pára-sol.
O FlexCalc é uma régua heurística (palavra que significa metodologia, ou algoritmo usado para resolver problemas por métodos que, embora não rigorosos, geralmente refletem o conhecimento humano e permite obter uma solução satisfatória) que ajuda o motorista de um carro flex a decidir qual combustível, álcool ou gasolina, convém usar na hora de reabastecer. O FlexCalc® faz isso por meio de escalas com os preços dos dois combustíveis e, na parte inferior, a indicação de qual usar.
A indicação é baseada na diferença média de consumo dos carros flex com cada combustível, que os levam a rodar 70% ao usar álcool devido ao seu menor poder calorífico em relação à gasolina. Mas como há diferença de preço entre álcool e gasolina, o resultado final, gastar-se menos reais para rodar, é o que realmente importa. Trata-se de uma opção que só os carros flex oferecem, a de se poder escolher combustível mais vantajoso do ponto de vista financeiro.

Conta
simples

Normalmente, para se decidir qual combustível usar num carro flex, faz-se uma pequena conta. Multiplica-se o preço da gasolina por 0,7 e se o resultado for maior que o preço do álcool, é mais negócio usá-lo. Se for menor, deve-se usar gasolina. Só que na hora de reabastecer, com o frentista esperando ou se o motorista estiver com pressa, fazer a conta de cabeça ou pegar papel e caneta, ou até uma calculadora, é longe de ser prático.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar