Pesquisar
Close this search box.

´Café Criativo´ reúne gastronomia e cultura

´Café Criativo´ reúne gastronomia e cultura

Todo domingo acontece o café da manhã regional com uma programação cultural no Centro Cultural Povos da Amazônia, situado no final da Avenida Silves, na antiga Bola da Suframa. O Café Criativo funciona das 7h às 11h30 com venda de artesanato e a exposição ‘Cultura e Movimento com Transporte, Carnavalesca e Arte plumária´.

O evento ocorre desde setembro e não tem dia para encerrar. A finalidade da mostra é criar um espaço familiar, inclusive com área especial para crianças, além de promover os empreendedores do estado do Amazonas, oferecer um excelente café da manhã regional e criar mais um atrativo ao público.

Brasil tem a maior malha aerea do mundo em pleno crescimento

O setor aéreo nacional está a pleno vapor e, aquecido pela proximidade do início da temporada de verão e deverá encerrar o ano com até 80% do movimento registrado em dezembro do ano passado. No último feriado prolongado, Dia de Finados, os principais aeroportos do país movimentaram cerca de um milhão de pessoas – número 40% maior do que o registrado no feriado anterior, de 12 de outubro.

“São números impressionantes se nós olharmos para outros países, especialmente da América do Sul, América Latina e Caribe. No mercado doméstico, com uma malha essencial, caímos de 2.500 voos por dia, em média, para menos de 200 voos. Mas continuamos ligando todas as nossas capitais e algumas cidades do interior. Manter o tráfego aéreo funcionando no país, a partir da adoção de protocolos de biossegurança, foi um diferencial para a retomada e recuperação do setor”, avaliou o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

O mercado internacional deve demorar um pouco mais para a recuperação total, tendo em vista que muitos países, principalmente o norte-americano, europeu e latino-americano ainda possuem restrições para chegada e saída de passageiros.

Dando continuidade às ações, no início do mês, o governo federal lançou a Retomada do Turismo. Trata-se de uma aliança nacional em nome da retomada do setor de forma responsável e segura, que reúne 32 instituições do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, coordenada pelo Ministério do Turismo. O objetivo é reduzir os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia de Covid-19. Para isso, vem sendo desenvolvido um conjunto de ações e programas, que vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos, até obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos.

Abraço solidário aos índios do Tupé

Indígenas de quatro comunidades ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, na margem esquerda do rio Negro, foram beneficiados com a entrega de 24 cestas básicas, por meio da campanha “Abraço Solidário na Pandemia”, da Prefeitura de Manaus. Foram contempladas famílias indígenas das comunidades Dyakuru, Tatuyo, Tuyuka e Poranga. A iniciativa, coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, integra as ações da parceria firmada com o governo francês, que já beneficiou mais de 8 mil famílias.

“Alcançar comunidades do entorno de Manaus, da área ribeirinha, e atendê-las neste período tão conturbado, é uma realização importante para todos nós, da Prefeitura de Manaus e do Fundo Manaus Solidária, que vai beneficiar mais de 15,5 mil famílias até o fim deste ano”, afirmou a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

O professor José Baptista Santos, diretor do Instituto Brasileiro de Educação e Desenvolvimento da Comunicação (IBEDC), foi condecorado com a Comenda Crus do Reconhecimento Social e Cultural, sendo-lhe atribuído o Grau de Comendador. Também foi admitido como Membro Honorífico da Câmara Brasileira de Cultura e da Academia Brasileira de Artes, durante solenidade realizada no dia 24 de outubro de 2020, na cidade de Santo André, São Paulo.

A honraria é destinada àqueles que com sua capacidade profissional, ética e espírito de fraternidade, dignificam e promovem a qualidade de vida do ser humano. O evento de gala teve por objetivos o lançamento de projetos para o ano de 2021 e fazer o reconhecimento de pessoas notáveis, que tiveram grande influência social, através de profícuo desempenho profissional e filantrópico no Brasil.

Além de admitido como Membro Honorífico da CBC,  JBSantos foi nomeado Conselheiro da Instituição, indo ocupar a cadeira número 61. A partir de então Batista assume a direção da entidade que visa programar ações em todo o Estado do Amazonas. “O nosso primeiro grande desafio será realizar em Manaus o Terceiro Encontro Amazônico da Câmara Brasileira de Cultura e estamos agendando uma noite de gala para condecorar várias personalidades no estado do Amazonas”. O evento está programado para o período de 02 a 13 de março de 2021.

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar