Pesquisar
Close this search box.

Cachorro robótico contra o COVID-19

Divulgação/Boston Dynamics

A Boston Dynamics, empresa que ficou conhecida por seus robôs, também aderiu à luta contra o novo coronavírus. A empresa ofereceu os serviços de seu cachorro robótico Spot aos hospitais universitários nos Estados Unidos.

O robô está ajudando profissionais de saúde no Brigham And Women's Hospital a diminuir os riscos de contágio da equipe na linha de frente do combate ao coronavírus.

O Spot, aparelhado com um tablet e dois rádios, permite que médicos e enfermeiros possam conversar com os pacientes, sem estar lá presencialmente.

Em seu blog oficial, a empresa diz que a ideia partiu dos hospitais, que buscaram a companhia a fim de saber se seus robôs poderiam ser usados para esse tipo de tratamento. “Eles queriam minimizar os riscos dos seus profissionais”, diz a publicação. “Um dos hospitais nos disse que, em uma semana, seis funcionários haviam contraído covid-19 e algo precisava ser feito.”

Outra ação da empresa foi liberar todos os protocolos de programação das novas funcionalidades do cachorro robótico. O objetivo é que isso ajude outras empresas da área a personalizar seus projetos robóticos na luta contra o novo coronavírus. “Com o uso dessa tecnologia, hospitais podem diminuir o risco de um número considerável de funcionários”, diz a Boston Dynamics .

A iniciativa fez a empresa olhar para o mercado de telemedicina de maneira diferente. A companhia afirma que a partir de agora estudará adicionar aos robôs tecnologias capazes de checar temperatura, batimento cardíaco, pressão e outros exames básicos. “Ainda estamos no início, mas acreditamos que nossa tecnologia poderá ser útil para hospitais.”

Israel anuncia descoberta de anticorpo para o coronavírus

Crédito: Divulgação

O Instituto de Israel para a Investigação Biotecnológica, do Ministério da Defesa, anunciou que desenvolveu um anticorpo para o coronavírus e que prepara a patente para depois entrar em contato com empresas farmacêuticas, com o objetivo de produzir em escala comercial.

Em comunicado, o instituto assegura que o anticorpo desenvolvido ataca e neutraliza o vírus nas pessoas doentes.

"De acordo com os pesquisadores, liderados pelo professor Shmuel Shapiro, a fase de desenvolvimento do anticorpo foi concluída", acrescenta a nota.

O ministro da Defesa de Israel, Naftali Benet, visitou o laboratório do instituto em Nezz Ziona, ao sul de Tel Aviv, onde tomou conhecimento da pesquisa. Ele afirmou que o "anticorpo ataca o vírus de forma monoclonal" qualificando o trabalho desenvolvido como "grande conquista".

"Estou orgulhoso do pessoal do Instituto de Biotecnologia por esse avanço. A criatividade e o pensamento judaico atingiram grande resultado", disse o ministro na nota. O texto não especifica se foram realizados testes em seres humanos.

Altos cargos do setor da defesa e da segurança israelita disseram que a descoberta é a "primeia desse tipo em nível mundial". 

De acordo com a publicação digital Times of Israel, no mundo há cerca de uma centena de equipes de investigação à procura de uma vacina para o novo coronavírus, que provocou a pandemia, sendo que cerca de uma dezena estão, neste momento, em fase de teste em seres humanos.

Samsung anuncia nova rodada de cursos de TI online e gratuitos

Crédito: Divulgação

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (06) a segunda rodada de cursos online e gratuitos focados em capacitação tecnológica. Eles serão ministrados pela Samsung Ocean – iniciativa da empresa sul-coreana que oferece cursos à comunidade e fomenta a criação de startups baseadas em TI.

Antes oferecida exclusivamente nas sedes do programa, em São Paulo e Manaus, a iniciativa conta, desde abril, com uma agenda nacional disponível de forma gratuita e online. E nesta segunda rodada de cursos apresenta novas temáticas.

Entre essas novidades estão cursos como “Fundamentos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada”, que oferece uma base para os alunos desenvolverem soluções neste contexto. Haverá ainda a palestra “As Startups e os Mecanismos de Financiamento”, voltada para educação financeira e melhor compreensão das modalidades de financiamento na hora de investir em inovação.

“Acreditamos que estamos cumprindo um importante papel ao tornar mais acessíveis e democráticos os conteúdos do Samsung Ocean", afirmou Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung. "Depois da estreia dos primeiros cursos, em abril, ofereceremos agora novos temas e mais opções de horários para que todos tenham a oportunidade de participar”, completa.

As inscrições estão abertas no site da Samsung Ocean e no aplicativo da iniciativa, disponível para download na Play Store, para que os usuários acompanhem os cursos também via smartphone ou tablet. O cronograma atualizado das atividades está listado abaixo, com início no próximo dia 7 e término no dia 29 de maio. Os cursos são ministrados por professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e dão direito a certificados de participação.

Fonte: Lilian D´Araujo

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar