Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura leva recapeamento asfáltico às ruas da Cachoeirinha

Foram 40 anos de espera, mas o morador Valmir Freitas, de 60 anos, finalmente viu a rua Manicoré, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, receber recapeamento asfáltico da Prefeitura de Manaus em toda sua extensão. “Antes, era só tapa-buracos. A gestão anterior só jogava asfalto no buraco. Depois, com a chuva, o buraco abria de novo”, disse.

No local, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha na etapa de fresagem, que consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfície, nivelando a rua. Posteriormente, a via receberá uma nova camada de asfalto nos seus 700 metros de extensão. Os dois trechos da avenida Ajuricaba, transpassada pela avenida Borba, também foram recapeados.

O vice-prefeito e titular da Seminf, Marcos Rotta, esteve no local  vistoriando a obra. “Essa é a primeira vez em que o poder público realiza esse trabalho de retirada do asfalto antigo e recapeamento com asfalto novo, de qualidade. Estamos todos os dias nas ruas, debaixo de sol e, principalmente agora, no período chuvoso, acelerando as obras, fazendo entregas à população. Nesta gestão do prefeito David Almeida, seguimos a máxima de que onde não se tinha infraestrutura, levaremos o melhor serviço”, ressaltou.

Antes da chegada das equipes da Seminf, a rua Manicoré, uma das principais da zona Sul, estava com a via deteriorada, com várias partes esburacadas e que precisavam ser recompostas para proteger e evitar o aparecimento de novos e maiores buracos.

“Estamos fazendo a fresagem, preparando a via para a aplicação de um novo pavimento. Acredito que ainda nesta terça-feira à noite, a depender do tempo e das chuvas, vamos conseguir concluir”, disse o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão.

O morador Valmir Freitas complementou ainda que um senhor, morador do bairro, que tem necessidades especiais, mal conseguia transitar na rua Manicoré. “Ele já caiu da cadeira de rodas e quase quebrou a perna. Agora, agradeço a Prefeitura de Manaus e sei que problemas graves como esse serão solucionados pela gestão do prefeito David Almeida”, afirmou.

IMMU implanta sinalização de trânsito nas zonas Norte e Leste de Manaus

Melhorar a fluidez e o ordenamento no trânsito da cidade tem sido uma das prioridades da Prefeitura de Manaus. Dessa forma, equipes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizaram a implantação da sinalização horizontal e vertical em 37 ruas, que vão reforçar a segurança viária e orientar os condutores a circularem na via.

Na zona Leste, os bairros São José I e ll e Jorge Teixeira receberam as pinturas de linhas amarelas, faixas de pedestres e linhas de bordo. Os bairros Gilberto Mestrinho, Tarumã, Novo Aleixo, lagoa Azul e Santa Etelvina, na zona Norte, também receberam revitalização das placas de regulamentação vertical de trânsito, além de implantação de pinturas horizontais nas vias que foram recapeadas.

De acordo com o diretor de Sinalização Viária do IMMU, Eduardo Siqueira, as vias necessitavam de revitalização e implantação de sinalização de trânsito, devido ao grande número de veículos que acessam essas ruas.

“Estamos seguindo o cronograma de sinalização da Prefeitura de Manaus. Nós estamos avançando nos bairros. Essas vias possuem um grande tráfego local e observamos a falta da sinalização, por isso estamos aplicando as pinturas e vamos ordenar o trânsito e proporcionar segurança viária nesses bairros”, disse Eduardo.

Adotar medidas de prevenção para salvar vidas é uma das metas do prefeito David Almeida. Outros objetivos são diminuir os acidentes no trânsito, proporcionar mais segurança e permitir aos condutores que circulem obedecendo a sinalização viária.

Abre hoje as inscrições para curso de condutor de veículo de emergência 

Nesta quarta-feira o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) dá início às inscrições para o curso de Especialização para Condutor de Veículo de Emergência. Os interessados podem efetuar o procedimento no horário das 9h às 13h, no protocolo administrativo localizado na sede do órgão. Serão disponibilizadas 70 vagas.

O curso de especialização é destinado a condutores que desejam se qualificar para dirigir veículos de emergência, como as ambulâncias. O valor da inscrição é R$ 247,83. A carga horária será de 50 horas de aulas teóricas e 5 horas de prática.

O curso inicia no dia 7 e segue até 24 de fevereiro. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, de 18h30 às 21h30, no auditório da sede do Detran-AM. 

A especialização abrange aulas teóricas, com questões relativas à legislação de trânsito, primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal e atribuições que o condutor deve exercer no transporte de emergência.

Pré-requisitos

Para fazer o curso, o candidato precisa atender os seguintes pré-requisitos:

• ser maior de 21 anos;

• possuir Carteira de Habilitação há pelo menos dois anos em uma das categorias (A, B, C, D ou E);

• não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;

• não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

No ato da inscrição, o candidato precisará apresentar o original e cópia da CNH e do comprovante de residência atualizado (válido dos últimos três meses).

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar