Pesquisar
Close this search box.

Busque saúde em uma alimentação saudável

Falamos a todo tempo de dor, fadiga, estresse, ansiedade e um dos fatores que tem que ser trabalhado para prevenir ou melhorar  está no que você come.

Nos últimos meses, temos sofrido com a pandemia da Covid-19 devido à cascata inflamatória ativada pelo agente e aumento da obesidade, devido a um consumo de alimentos irregulares.

E uma alimentação  saudável ajuda a reduzir o estresse, fadiga crônica, níveis inflamatórios e controle do peso.

Uma alimentação saudável é aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Investir em alimentos pouco processados e reduzir o consumo de carboidratos, principalmente os simples, de gorduras, sal e açúcar são algumas das medidas que podem melhorar a sua alimentação. 

Uma alimentação saudável é aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Investir em alimentos pouco processados e reduzir o consumo de gorduras, sal e açúcar são algumas das medidas que podem melhorar a sua alimentação. Além disso, o Ministério da Saúde salienta que não basta apenas ter cuidado com os alimentos para ter-se uma alimentação saudável, é imprescindível também se alimentar em locais adequados e dedicar um tempo para fazer do ato de comer um momento de prazer.

O que é uma alimentação saudável?

Alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes fundamentais para o funcionamento do nosso corpo, como carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais e vitaminas. Muitas pessoas acreditam que os carboidratos e lipídios são vilões quando o assunto é uma alimentação adequada, entretanto temos carboidratos em vários alimentos  como batata doce, mandioca, cará, banana pacovan, arroz são exemplos de carboidrato de verdade  e importante fonte de energia para o nosso corpo, e os lipídios atuam, entre outras funções, na formação de certos hormônios, na proteção contra choques mecânicos e no transporte de vitaminas.

Você pode melhorar sua alimentação incluindo alimentos que sabidamente fazem bem para a nossa saúde. Verduras, legumes e frutas de preferência as de baixo índice glicêmico, por exemplo, são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, que estão relacionados com a prevenção de várias doenças. 

Leite e derivados com moderação, principalmente o leite devido o teor inflamatório.

Benefícios de uma alimentação saudável

A nossa saúde  inicia no intestino sendo que 90% da serotonina do nosso corpo é produzida nele.

Gostaria de salientar a importância da avaliação de um profissional para diagnóstico de disbiose, pensando no bom funcionamento desse  segundo cérebro,  que é nosso intestino , e a sua escolha no que comer faz toda diferença e é essencial para o funcionamento do nosso corpo, pois é dela que retiramos os nutrientes de que necessitamos para nossa sobrevivência. Uma alimentação saudável está relacionada com diversos benefícios para nosso organismo, como a melhora na imunidade, no humor e na qualidade do sono, o aumento da disposição, a regulação do nosso intestino e a manutenção do peso.

Além disso, não podemos esquecer-nos de que uma alimentação desbalanceada pode ajudar a desenvolver problemas como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo certos tipos de câncer. Investir em uma alimentação adequada é, portanto, investir na sua saúde.

Foto/Destaque: Divulgação

Patrícia Santiago

É especialista em nutrologia clínica
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar