Busca de empresas por crédito cai 4,7% em 2013

A busca das empresas por crédito recuou 4,7% no primeiro semestre de 2013 ante o mesmo período de 2012, de acordo com indicador da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira. Conforme a Serasa, foi o segundo menor desempenho para um primeiro semestre desde 2007, melhor apenas que a queda de 6,7% verificada no primeiro semestre de 2009.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a inflação elevada, as incertezas quanto à recuperação da atividade econômica doméstica e o processo de elevação das taxas de juros afetaram a demanda das empresas por crédito no primeiro semestre deste ano.
O recuo ficou concentrado nas micro e pequenas empresas, com queda de 6,8% frente ao mesmo período do ano passado. Nas médias empresas, a demanda aumentou 6,3% no acumulado de janeiro a junho de 2013 e, nas grandes empresas, a expansão da procura por crédito até junho deste ano totalizou 18,6% frente ao período de janeiro a junho de 2012, conforme a Serasa.
No período de janeiro a junho de 2013, todos os setores registram quedas em termos de demanda das empresas por crédito. Nas empresas de serviços a queda foi de 1%; nas empresas comerciais e industriais, os recuos foram mais expressivos: variações de -7,4% e de -6,2%, respectivamente, por causa do aumento da inflação, que impactando o poder de compra dos consumidores afetou a atividade varejista neste primeiro semestre de 2013.
No primeiro semestre, o maior recuo na procura das empresas por crédito foi na região Sul, com queda de 7,2%, seguido pela região Nordeste (4,6%), Sudeste (4,1%), Centro-Oeste (3,7%) e Norte (3,2%).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email