Pesquisar
Close this search box.

 Bruna Brelaz – a amazonense que lidera estudantes brasileiros

Por Lilian D’Araujo

@lydcorr

A leitura das cartas em defesa da democracia e do processo eleitoral, apresentadas na última quinta-feira (11), durante o ato “Manifestação em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito Sempre” reuniu milhares de pessoas no salão nobre da Faculdade de Direito da USP e depois no Pátio das Arcadas, também no Largo São Francisco, em São Paulo. Dentre dezenas de representantes do “trabalho e do capital”, estava uma nobre amazonense: Bruna Brelaz. Em nome dos estudantes, ela discursou e foi ovacionada.

Bruna Brelaz é uma jovem amazonense de 26 anos e, hoje, é a representante maior dos estudantes brasileiros. Como presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Brelaz tomou a palavra e mandou o recado: “Não aceitamos as sanhas de uma tentativa de golpismo”.

Durante o ato, que foi muito prestigiado por dezenas de entidades representativas dos trabalhadores e de classes sociais, sem falar nos setores produtivos, Bruna se destacou com a palavra forte dos estudantes. “Mobilizamos milhares pela redemocratização do Brasil. Somos filhos e filhas de Honestino Guimarães, Helenira Resende e Edson Luiz que tombaram na ditadura e não aceitamos golpismo”, bradou. 

Ao se apresentar para falar em nome dos estudantes, Bruna não esqueceu de mencionar o Amazonas, fato do qual tem muito orgulho. “Sou filha do Amazonas e do Norte do Brasil e sou a primeira mulher negra nortista a assumir a presidência da UNE nestes 85 anos”.

Em sua fala, a amazonense lembrou que a luta dos estudantes é também por oportunidade e a criação de um futuro melhor para as gerações que estão vindo. “Acreditamos na potência do nosso povo e lutamos pela felicidade. Essa é a mensagem de coragem dos estudantes que são como a força do rio Amazonas”, falou.

Na pauta dos estudantes a comemoração veio com luta nesta quinta-feira (11), data em que a UNE (União Nacional dos Estudantes) completa 85 anos. Fundada em 11 de agosto de 1937, no Rio de Janeiro (RJ), a UNE completa mais um ano de história de lutas pelos estudantes e pela democracia.

Nas mobilizações marcadas para este dia, os estudantes da UNE prometem se fazer presente para defender a democracia e exigir respeito ao sistema eleitoral brasileiro.

Segundo a presidente da UNE, Bruna Brelaz, o aniversário da entidade acontece em um momento emblemático e histórico. “Não há como falar de educação, recursos para universidade, emprego, políticas públicas, redução da miséria, sem falar de democracia”, diz Bruna.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar