Brincadeiras podem treinar habilidades

O mercado exige que o profissional se reinvente, mas nem todo profissional tem paciência para encarar uma sala monótona de treinamento depois do expediente. Para facilitar o aprendizado -e dar uma injeção de motivação e dinâmica -, o Parque de Ideias é um espaço para quem busca autoconhecimento e aprimorar habilidades criativas.
De acordo com o empresário e economista Durval Braga Neto, o Parque proporciona atrações divertidas para ensinar -na prática -conteúdos como inovação, tecnologia (robótica e programação), empreendedorismo, comunicação, liderança, inteligência emocional, além de muitos outros assuntos. Tudo em um ambiente colaborativo e inspirador para estimular ideias, explorar novas possibilidades e fazer networking. “Aqui é um lugar para se descobrir e desenvolver talentos, transformando ideias em realidade, criando experiências educacionais divertidas que proporcionam conhecimento, ferramentas, direcionamentos e insights para fazer suas ideias acontecerem”, garante o proprietário.
Especialista em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e único facilitador certificado na metodologia Lego Serious Play na região Norte do país, Neto é facilitador de todos os cursos ministrados. Embora as experiências tenham curta duração, que varia entre cinco e oito horas, a metodologia Lego utiliza blocos que facilitam processos determinantes de autoconhecimento, planejamento estratégico, concepção de novos produtos e desenvolvimento de lideranças. Grandes corporações como Google, Disney e Massachusetts Institute of Technology já utilizam essa ferramenta.
Jovens e adolescentes também são bem-vindos. “Como o nosso sistema educacional não trabalha as principais motivações dos alunos, é difícil reconhecer que caminho profissional seguir. O mesmo acontece com o universitário que já está no meio do curso e ainda não sabe o que fazer depois da faculdade”, explica Neto.
Carinhosamente chamados de ‘atrações’, o espaço oferece cursos para adolescentes a partir de 16 anos que estejam em dúvida sobre que carreira acadêmica seguir, jovens universitários e profissionais e empresas que buscam soluções criativas para incluir na rotina de trabalho. Todos utilizam a metodologia Lego Serious Play. São eles: Brainmountain (Workshop de criatividade e inovação), Oxigenius (Programa de empreendedorismo e startup), Geração Parque de Ideias (O profissional busca desenvolver ações que ajudem o estudante -que está no Ensino Médio ou iniciando uma graduação -a identificar dificuldades, traçar metas de estudos, elaborar um plano estratégico para alcançar o sucesso almejado, bem como mensurar os resultados alcançados) e AutoCon (curso de autoconhecimento voltado para o empreendedorismo).

Como surgiu?

Pai de duas meninas, Durval se viu preocupado com a educação das filhas. “Eu percebi cedo que existe uma diferença entre a educação vigente nas salas de aula, ao que chamo de ‘escolas fast-food’, que prezam o aprendizado baseado em decorar para passar e, do outro lado, um cenário de mercado de trabalho muito diferente disso”, destaca o economista. Assim surgia o Parque de Ideias, um espaço dedicado a promover experiências divertidas de aprendizado.
Segundo ele, existem carreiras sendo criadas e descontinuadas dia a dia e é preciso se adaptar e sempre olhar para o futuro. “Se pararmos para pensar, os grandes desafios são fruto da má educação que tiveram lá atrás e isso precisa ser corrigido”, alerta.

O método Lego Serious Play

O Lego Serious Play é uma metodologia que foi desenvolvida pela Lego e pode ser traduzida para o português como “brincadeira a sério”. O objetivo é levar os membros de uma equipe a criar metáforas de suas identidades organizacionais e a narrar experiências usando peças e elementos Lego. Os participantes desenvolvem essas tarefas contando histórias por meio da construção de cenários imaginários tridimensionais das pecinhas de encaixe.
Ao aplicar o método, os participantes desenvolvem habilidades para se comunicar de modo mais eficaz, exercem a imaginação mais facilmente e abordam as suas tarefas com confiança, empenho e visão ampliada. Dentre os resultados apontados pela metodologia, destacam-se a maior participação na construção, maior abertura para novas ideias, compartilhamento de informações e a melhoria no processo de tomada de decisões.

O QUÊ? Parque de Ideias
ONDE? Avenida do Sol, 111 – Morada do Sol
INFORMAÇÕES:(92) 98110-9966
http://parquedeideias.com.br/

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email