Brasileiros preferem montar seus próprios roteiros turísticos

Brasileiros viajaram mais, nos últimos dois anos. O turismo interno está em alta e o mercado interno, em crescimento. A maioria prefere viajar por conta própria (79,5% dos clientes atuais), montando roteiros com indicação de amigos e da internet, planejados com antecedência e pagos à vista. Porém, as compras de passagens e efetivação das reservas são geralmente feitas na última hora. Apenas 20,5% adquirem pacotes turísticos.
Entre 2007 e 2009, o número de cidadãos que fizeram pelo menos uma viagem no país, aumentou em 83%, comparado com estudo anterior (2007). Esse dado e outros foram revelados pela Pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009, realizada pelo Instituto Vox Populi para o MTur (Ministério do Turismo) e divulgada na última quarta-feira, 4, em Brasília
O objetivo do trabalho é demonstrar como os brasileiros consomem os produtos e serviços do turismo, de acordo com o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, que participou da coletiva no auditório do Mtur, acompanhado por diretores e secretários do órgão. “Os resultados desse trabalho podem subsidiar as empresas do setor do turismo e seus planos de comunicação e vendas”, observou Barretto.
A Pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009 foi realizada entre os dias 7 de junho e 17 de julho deste ano. A amostragem foi composta por 2514 entrevistas, via telefone, com brasileiros maiores de 18 anos, de 11 capitais do país, e pertencentes às classes sociais A, B, C e D.
Os perfis dos entrevistados foram divididos em três: clientes atuais, que viajaram pelo menos uma vez, nos últimos anos; clientes potenciais, que não viajaram, mas pretendem viajar nos próximos dois anos; e não clientes, que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos. Razões financeiras são os motivos por não viajar para 55% dos não clientes.
O mercado do turismo está em plena expansão e, consequentemente, os desafios para governos, empresários, empreendedores e trabalhadores do setor também aumentam, disse o ministro do turismo. Oitenta por cento dos entrevistados disseram que viajaram menos do que gostariam. Quando o turista é de primeira viagem, prefere ir a lugares onde nunca esteve, de acordo com a pesquisa.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email