Pesquisar
Close this search box.

Brasil tem a 14ª maior economia de turismo do mundo, diz WTTC

O Brasil ocupa, atualmente, a 14ª posição no ranking mundial da economia de turismo, que conta com 176 nações. A afirmação foi feita pelo presidente do WTTC (Conselho Mundial de Viagem e Turismo), Jean-Claude Baungarten, que esteve no Brasil para para participar de um debate promovido pelo grupo RBS de Comunicação.
Trata-se de um avanço, já que, no ano passado, o país ocupava a 18ª posição. “Estes números, muito positivos para o turismo brasileiro, refletem o bom momento que a economia do país vive globalmente”, avaliou o presidente da Embratur, Jeanine Pires.
Segundo o estudo exposto por Baungarten, a contribuição do turismo para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deverá aumentar de 6,2% em 2008 para 6,3% em 2018.

Mais empregos

Já o número de postos de trabalho ligados ao setor deverá aumentar de 5,5 milhões de empregos em 2008 (5,9% do total) para 7,63 milhões de vagas (6,6% do total) até 2018.
A Conta Satélite do Turismo mostra que um em cada 16,9 empregos é ligado ao setor, enquanto em 2018 essa proporção será de um a cada 15,2 empregos.
Estima-se também que a contribuição do turismo para a atividade econômica e de emprego no mundo continue aumentando ao longo dos próximos dez anos, em uma média de 4% por ano durante esse período.

Opinião otimista

“Sou otimista. Acho que o Brasil tem todas as condições de crescer rapidamente no setor de turismo, pois oferece boa infra-estrutura, diversidade natural e cultural e uma excelente gastronomia. Mas é preciso que tanto o setor público quanto o privado invistam continuamente em promoção e qualificação dos serviços”, afirmou o presidente do WTTC.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar