10 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Brasil sai da crise global “de cabeça erguida”, diz Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse na terça-feira que o Brasil sai da crise financeira mais forte do que a maioria dos países

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse na terça-feira que o Brasil sai da crise financeira mais forte do que a maioria dos países.
“Hoje um ano depois da crise podemos dizer que o Brasil já está saindo dela. Somos um dos primeiros países a sair da crise tranquilos. Saímos com a cabeça erguida, não destroçados. Mais fortes do que a maioria dos países”, afirmou, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Segundo Mantega, o governo estima que o impacto das políticas adotadas no enfrentamento da crise no PIB (Produto Interno Bruto) seja de 2,5%. Ou seja, se o Brasil crescer 1% neste ano, sem as políticas anticíclicas o PIB cairia 1,5%. Entre as ações adotadas pelo governo, o ministro Guido Mantega citou a redução do IPI para automóveis e aumento do montante do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
“A crise não chegou a modificar a rotina das pessoas. As pessoas continuaram a viver nas mesmas condições no Brasil”, afirmou o ministro.
Mantega citou dados do crescimento do PIB do segundo trimestre quando a economia brasileira cresceu 1,9% em relação ao trimestre anterior e disse que, dos países pertencentes ao G-20, o Brasil ficou atrás apenas da Coreia do Sul e da China.
De acordo com o ministro, mesmo com todas as medidas adotadas contra a crise econômica global, o Brasil poderá sair dela com o menor deficit do G-20, enquanto países desenvolvidos terão “uma grande dor de cabeça” para administrar déficits profundos, além do aumento da dívida pública.

Problemas para resolver

“Embora a crise esteja sendo superada com bastante eficiência pelo governo brasileiro, ainda há muitos problemas para resolver, por isso devemos agir com cautela e determinação para atingirmos nossos objetivos”, admitiu o ministro na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Entre os desafios citados por Guido Mantega está a retomada do comércio exterior, o estímulo ao investimento e a variação cambial.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email