Pesquisar
Close this search box.

Brasil pede sessão da ONU sobre aumento

O Brasil e os países que integram o Sistema de Integração Centro Americana (Sica, grupo formado por Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e Belize) pediram na quinta-feira a realização de sessão das Nações Unidas sobre a alta do petróleo.
O pedido foi feito em um comunicado dos chefes de Estado que participaram em San Salvador, a capital salvadorenha, do 2º Encontro Empresarial Brasil-Sica.
Segundo o documento, os líderes dessas nações estão ‘‘preocupados com o caráter presumivelmente especulativo da alta dos preços do petróleo, que se traduzem em um forte impacto negativo nas economias e no desenvolvimento social dos países em desenvolvimento, em particular dos mais pobres, que possam fazer retroceder os avanços alcançados nos últimos anos’’.
A convocação em caráter urgente de uma sessão extraordinária da Assembléia Geral das Nações Unidas teria, de acordo com o comunicado, o propósito de ‘‘tratar da busca de uma solução real e pragmática para a atual crise, que deixe como resultado redução nos preços do petróleo e esboço de plano de ação integral que se oriente à busca de um mecanismo sustentável’’.
O texto acrescenta que a medida precisa ser tomada ‘’a tempo de evitar este tipo de crise, com caráter supostamente especulativo, do comércio internacional’’.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar