Pesquisar
Close this search box.

Brasil participa de discussão sobre biocombustível em Washington

Um padrão internacional físico-químico para o etanol e o desenvolvimento de estudos conjuntos sobre os biocombustíveis foram discutidos durante o Fórum Internacional dos Biocombustíveis, do qual fazem parte o Brasil, Estados Unidos, União Européia, África do Sul, Índia e China. O encontro aconteceu em Washington, de 3 a 7 deste mês, com a coordenação do Brasil.
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abas­te­cimento), foi representado no Fórum pelo secretário de Produção e Agroenergia, do Manoel Bertone, e o diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia, Alexandre Strapasson, em reuniões e outros eventos sobre o biocombustível. O fórum foi criado em março de 2007 com o objetivo de consolidar o mercado internacional de biocombustíveis, especialmente do etanol.
Na sede do USDA (Departamento de Agricultura de Estado Americano), a delegação brasileira deu andamento ao Memorando de Entendimento entre Brasil e Estados Unidos na área de biocombustíveis. A iniciativa privada também esteve presente.
Segundo o diretor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia, já existe uma série de cooperações técnicas e de apoio a outros países no âmbito desse memorando. “Brasil e Estados Unidos são líderes mundiais na produção e consumo de etanol e trabalham juntos na criação de um grande mercado internacional para esse combustível”, informa o diretor. O secretário e o diretor também se reuniram com o subsecretário da USDA, Mark Keenum, para tratar da comercialização de etanol entre Brasil e EUA.
Na Conferência Internacional de Energias Renováveis de Washington, realizada entre os dias 4 e 6, o secretário Manoel Bertone, como representante do governo brasileiro, falou sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis e sobre a liderança brasileira na área de energias renováveis. A Wirec 2008 contou com a presença do Presidente George W. Bush, dentre outras autoridades, Vários eventos paralelos à conferência e feira de negócios, tiveram participação intensa do setor privado brasileiro.
Representantes do Itamaraty, Mapa, Ministério da Ciência e Tecnologia e da Unicamp também participaram do encontro da Gbep (Parceria Global de Bioenergia), nos dias 6 e 7, em que os biocombustíveis como alternativa aos combustíveis fósseis no combate ao aquecimento global foi um dos temas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar