Pesquisar
Close this search box.

Brasil inteiro na TV Brasil

A TV Brasil preparou uma vasta programação especial para o fim de 2013 e início de 2014. Desta vez, o grande objetivo é mostrar o nosso país de forma global, da Amazônia ao Rio Grande do Sul, com diversos sotaques, curiosidades e regionalidades. De segunda-feira (23) de dezembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014 serão exibidos diversos programas especiais, entre filmes, musicais, infantis, séries de produção própria e séries específicas produzidas por oito emissoras (TV UFSC, TVE RS, TVE Bahia, TV Brasil Pantanal, TV Aperipê, Rede Minas, TV Cultura do Amazonas, TV Antares) que integram a rede de 45 parceiras da TV Brasil, além de programação temática ligada ao futebol e ao entretenimento.

Programas

O clima de festa já está armado em dois programas da TV Brasil: “Aglomerado e Samba na Gamboa” vão celebrar um novo ano com atrações pra lá de especiais. No dia 28 de dezembro, sábado, às 16h30*, o programa mostra como e quando é celebrado o ano novo em diferentes culturas e também lembra a história de vida daquela que é considerada “o anjo da Bahia”, a Irmã Dulce. Além disso, MV Bill e Nega Giza recebem o Monobloco, grupo consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba. No Aglomerado, o Monobloco faz jus a fama e canta samba, funk e até uma ciranda de Dorival Caymmi.
Já no Samba na Gamboa, na terça-feira, dia 31 de dezembro, às 22h*, Diogo Nogueira apresenta um especial com os grandes nomes da 5ª temporada. A roda de samba da TV Brasil faz uma grande homenagem ao ano de 2013 e não deixa de realizar a sua famosa retrospectiva musical. Quais foram os melhores momentos desta temporada? Essa pergunta será respondida com as seguintes celebridades do mundo do samba: Paulinho da Viola, Adriana Calcanhoto, João Sabiá, Monarco, Toquinho, Negritude Jr., Nelson Sargento e Jamelão Netto, Marcos Sacramento, José Paulo Becker, entre outros.

Especiais

Três programas especiais se destacam na grade de programação de fim de ano da TV Brasil. “O Amor e a Paleja” (quarta, 25, às 22h), “O Baile do Menino” (quarta, 25, às 23h30) e “Nas Ondas da Tríplice Fronteira” (domingo, 29, às 22h*). “O Amor e a Paleja” é uma adaptação da obra “Os Desvalidos”, de Francisco Dantas. É uma peça musical itinerante encenada em praças da capital e do interior de Sergipe. Já o especial “O Baile do Menino” se trata de um espetáculo estrelado por crianças e adolescentes do Curso Preparatório de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. A produção foi feita a partir de elementos das culturas populares, tendo a diversidade como característica.
E o “Nas Ondas da Tríplice Fronteira” é um documentário sobre a expedição da TV Brasil Internacional pela tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. Além disso, a missão e o trabalho integrador da Rádio Nacional do Alto Solimões interligando nove municípios da Amazônia brasileira e os municípios dos países vizinhos na região de fronteira.

Cinema

Serão 27 filmes no período, muitos deles, exibidos pela primeira vez na TV Brasil. A listagem completa segue na grade de programação especial que vem logo abaixo, mas destacamos: “Menino Maluquinho, O Filme”; “Menino Maluquinho – A aventura”; “Irma Vap”; “Bicho de Sete cabeças”; o documentário “Grupo Corpo 30 anos”; os longas com temática esportiva “Isto É Pelé”, “Garrincha, alegria do povo” e “Uma aventura de Zico”; os longas com temáticas musicais, como “Cartola” e “Vinícius de Moraes”; os filmes com temáticas regionais: “Brasília, Contradições de Uma Cidade Nova” e “O Pantanal é aqui”; além de dois filmes que fazem parte do Festival Mazzaropi – “O Corintiano” e “O Jeca Macumbeiro”.

Música

Nos dias 24 e 31 de dezembro, a TV Brasil vai exibir programas especiais com muitos artistas e músicos de renome. Vale aumentar o som e curtir o documentário sobre o baiano Nelson Rufino, um dos grandes compositores do samba e da Música Popular Brasileira. Um de seus maiores intérpretes, Zeca Pagodinho, participa do longa. Mas também quem sobe ao palco da TV Brasil é Luiz Caldas e Gilberto Gil, Margareth Menezes e o rapper Emicida. A TV Brasil vai transmitir shows especiais dos cantores, assim como apresentações da Orquestra Sinfônica de Sergipe e da Orquestra Sanfônica de Seu Domingos.

Séries

Duas séries chamam a atenção neste período: “Som na Rural” e “Fé – Caminho religioso da Estrada Real”. A primeira se trata de uma imersão pela música do nordeste brasileiro. A rural Willys 1969, pilotada pelo apresentador Roger de Renor, conduz os convidados do Som na Rural, com shows de artistas como Alceu Valença, Catarina Dee Jah, Silvério Pessoa, Zé Neguinho do Côco e Galo Preto, Lula Queiroga, Junior Black, Orchestra Santa Massa e DJ Dolores, Maestro Forró e a Orquestra da Bomba do Hemérito, Vitor Araújo e Lula Cortes. O Som na Rural oferece ao público um repertório diferenciado, fruto do trabalho de artistas que têm a chance de tocar suas músicas e contar sobre sua trajetória.
Já a segunda faz um inventário da fé cristã presente no circuito “Caminho Religioso da Estrada Real”, em quatro episódios de com 26 minutos de duração cada. É um registro de um percurso de 600 quilômetros, que passa por 37 cidades e vai do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Minas Gerais, ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no estado de São Paulo. Diferentes personagens dividem com os espectadores suas experiências de fé, momentos de oração, pedidos, agradecimentos e tradições religiosas.

Futebol

Uma das grandes paixões nacionais, o futebol, também está na programação de fim de ano da TV Brasil. No domingo, dia 29 de dezembro, serão apresentados em sequencia três filmes que retratam a trajetória de três grandes ídolos nacionais: “Isto É Pelé”, “Garrincha – Alegria do Povo” e “Uma aventura de Zico”. Logo após a exibição, o programa de esportes “No Mundo da Bola” entra em campo para discutir sobre as grandes vitórias e exemplos dos três jogadores a partir dos filmes vistos.
(*Horário de Brasília).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar