Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Suíça assinam acordo de cooperação para a área de Ciência e Tecnologia

Brasil e Suíça vão trocar experiências e desenvolver projetos nas áreas de neurociências e saúde, energia e meio ambiente. Os termos das propostas estão detalhados no acordo de cooperação entre os dois países assinado na semana passada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e pelo conselheiro do Departamento de Assuntos Internos do governo suíço, Pascal Couchepin, em Berna (Suíça).
Para desenvolver a cooperação científica, os dois países estabelecerão projetos, programas de pesquisa e realizarão conferências sobre os temas contemplados no Acordo. Além disso, serão oferecidas bolsas de estudos de pós-doutorado e reforçada a possibilidade de intercâmbio entre laboratórios de pesquisas. A estratégia será desenvolvida e implementada com diferentes parceiros suíços e brasileiros. Os investimentos feitos nas áreas de pesquisa serão divididos entre os dois países e podem ser complementados por outras instituições.
As ações serão implementadas pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e a Secretaria para Educação e Pesquisa da Suíça. Cinco projetos nas áreas temáticas devem ser instalados ainda neste ano, sendo que a vigência do acordo vigora até 2011.
O documento prevê também que a cooperação pode avançar para outras áreas como nanotecnologia, energias renováveis e tecnologias de informação e comunicação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar