Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Irã estudam acordo de cooperação em ciência, tecnologia e inovação

O titular do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), Sergio Rezende, reuniu-se na semana passada com o embaixador da República Islâmica do Irã, Mohsen Shaterzadeh. No encontro, eles conversaram sobre um possível acordo de cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação entre os dóis países.
O Irã tem interesse em fechar parcerias nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia e biocombustíveis. Segundo o governo iraniano, o país avança bastante na área tecnológica, especialmente em biotecnologia e nanotecnologia, consideradas prioritárias. Foram propostas, como modalidades de cooperação, o intercâmbio de conhecimento e pesquisas. Hoje, a República Islâmica do Irã está entre os 25 principais centros de produção científica do mundo.
Desde segunda-feira, 2, uma comitiva brasileira participa da Feira de Nanotecnologia de Teerã. O diretor do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncroton), de Campinas (SP), Antônio José Roque Silva, e o assessor da diretoria do CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), Esper Abrão Cavalheiro, visitam instituições de pesquisa do país. A visita à República Islâmica do Irã termina neste domingo, 8.
O Irã é um importante parceiro comercial do Brasil. Em 2007, o país asiático foi o principal mercado das exportações brasileiras de milho, o segundo de açúcares e produtos de confeitaria, o terceiro de óleo de soja. Além disso, os iranianos são importantes compradores de carne e grãos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar