Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Argentina firmam parceria para criar empresas

Brasil e Argentina decidiram criar uma empresa binacional de biofarmacotecnologia. A futura fábrica tem o objetivo de garantir o abastecimento de medicamentos essenciais ao sistema público de saúde dos dois países e assegurar condições de acesso dos remédios para a população argentina e brasileira.
A decisão consta em declaração assinada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner no começo da tarde de sexta-feira em Buenos Aires.
Ainda de acordo com o documento, as autoridades da área de saúde dos dois países deverão apresentar um relatório sobre a constituição da empresa binacional até agosto deste ano.
Brasil e Argentina também decidiram impulsionar as atividades conjuntas na área de nanotecnologia. O programa de trabalho nesse sentido deverá ser apresentado até o fim de maio e terá como ênfase a formação de recursos humanos, o desenvolvimento científico e o avanço industrial.
Lula e Cristina Kirchner também determinaram que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e as instituições financeiras argentinas tomem as medidas necessárias para a criação de uma carteira conjunta de projetos públicos e privados de integração. As propostas de ação devem ser apresentadas em 90 dias.
Na sexta-feira pela manhã, Lula se encontrou com a presidente da Argentina e, depois, participou de uma reunião com os ministros dos dois países. Agora a tarde, visita a Corte Suprema e o Congresso Nacional. O presidente ainda será homenageado com a medalha da cidade de Buenos Aires, pelo chefe de governo da capital argentina.
O presidente Lula faz visita de Estado Argentina acompanhado dos ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Nelson Jobim (Defesa), Miguel Jorge (Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), Edison Lobão (Minas e Energia) e Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar