Entre os dias 5 e 7 de maio, o Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP) recebe a Brasil Cachaça – 6ª Feira Internacional da Cachaça, que a cada ano se firma como o principal evento do setor e consolida o destilado brasileiro como uma bebida de alta qualidade no mercado nacional e internacional.
Promovida pela Exponor Brasil, uma das principais empresas organizadoras de eventos do país, a Brasil Cachaça projeta um segmento em franca expansão e que busca alternativas para se firmar dentre os destilados mais consumidos do mundo. Reunindo produtores e profissionais em busca novos negócios, a Brasil Cachaça cumpre ainda a função de posicionar o “líquido brasileiro” frente a um público qualificado formado pelos importantes representantes do setor entre proprietários e compradores de bares, hotéis, restaurantes, padarias finas e distribuidoras, supermercadistas, varejistas em geral e conhecedores.
Segundo dados divulgados pelo Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), hoje o país reúne mais de 40 mil produtores e cerca de 4.000 marcas de aguardente de cana-de-açúcar. A categoria é responsável pela geração de aproximadamente 650 mil empregos diretos e indiretos e por uma produção anual de 1,2 bilhão de litros. Em valores, estima-se que o montante chegue a R$ 600 milhões.
A efervescência do setor também ocorre no mercado de exportação, que teve um aumento considerável de 18% em valores, ultrapassando os US$ 16 milhões registrados no ano anterior e chegando a um crescimento de 20% em volume. Hoje, o Brasil exporta para mais de 55 países, entre os principais mercados estão Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Uruguai, Chile e França.
“A ordem é investir. Mesmo diante de uma crise econômica, precisamos aproveitar iniciativas como a Feira da Cachaça para articular ações que favoreçam o segmento. Outras medidas que estão promovendo nossa bebida são a defesa pela denominação de origem e a elaboração da regulamentação para o produto que revelam um maior profissionalismo e maturidade, ao mesmo tempo que trazem novas e boas perspectivas para a cachaça”, ressaltou o diretor da feira, Leandro Lara.
De acordo com o Ibrac, atualmente, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba são os principais Estados produtores. No quesito consumo, a grande parte dos apreciadores concentram-se em São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.
Com apoio do Ibrac, Sebrae e das principais associações de Estados produtores, a Brasil Cachaça recebe grandes marcas como Germana, Seleta, Isaura, Sapucaia Velha, Magnífica, Serrote, Quinta do Cedro e Rex que colocam em degustação suas cachaças premium ao lado do Grupo Alambiques Gaúchos e de produtores de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerias, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Realizada junto ao Expovinis Brasil 2009 – Maior Salão do Vinho da América Latina, e Epicure 2009 – 9ª Feira Sul-Americana do Tabaco e do Presente Fino, a Brasil Cachaça espera uma visitação de mais de 15 mil pessoas.
Durante os três dias de evento, os visitantes poderão ainda se inscrever para as palestras e degustações dirigidas por especialistas do setor.
Brasil Cachaça 2009 movimenta negócios no setor em São Paulo
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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