Pesquisar
Close this search box.

Brasil Cachaça 2009 movimenta negócios no setor em São Paulo

Entre os dias 5 e 7 de maio, o Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP) recebe a Brasil Cachaça – 6ª Feira Internacional da Cachaça, que a cada ano se firma como o principal evento do setor e consolida o destilado brasileiro como uma bebida de alta qualidade no mercado nacional e internacional.
Promovida pela Exponor Brasil, uma das principais empresas organizadoras de eventos do país, a Brasil Cachaça projeta um segmento em franca expansão e que busca alternativas para se firmar dentre os destilados mais consumidos do mundo. Reunindo produtores e profissionais em busca novos negócios, a Brasil Cachaça cumpre ainda a função de posicionar o “líquido brasileiro” frente a um público qualificado formado pelos importantes representantes do setor entre proprietários e compradores de bares, hotéis, restaurantes, padarias finas e distribuidoras, supermercadistas, varejistas em geral e conhecedores.
Segundo dados divulgados pelo Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), hoje o país reúne mais de 40 mil produtores e cerca de 4.000 marcas de aguardente de cana-de-açúcar. A categoria é responsável pela geração de aproximadamente 650 mil empregos diretos e ­indiretos e por uma produção anual de 1,2 bilhão de litros. Em valores, estima-se que o montante chegue a R$ 600 milhões.
A efervescência do setor também ocorre no mercado de exportação, que teve um aumento considerável de 18% em valores, ultrapassando os US$ 16 milhões registrados no ano anterior e chegando a um crescimento de 20% em volume. Hoje, o Brasil exporta para mais de 55 países, entre os principais mercados estão Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Uruguai, Chile e França.
“A ordem é investir. Mesmo diante de uma crise econômica, precisamos aproveitar iniciativas como a Feira da Cachaça para articular ações que favoreçam o segmento. Outras medidas que estão promovendo nossa bebida são a defesa pela denominação de origem e a elaboração da regulamentação para o produto que revelam um maior profissionalismo e maturidade, ao mesmo tempo que trazem novas e boas perspectivas para a cachaça”, ressaltou o diretor da feira, Leandro Lara.
De acordo com o Ibrac, atualmente, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba são os principais Estados produtores. No quesito consumo, a grande parte dos apreciadores concentram-se em São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.
Com apoio do Ibrac, Sebrae e das principais associações de Estados produtores, a Brasil Cachaça recebe grandes marcas como Germana, Seleta, Isaura, Sapucaia Velha, Magnífica, Serrote, Quinta do Cedro e Rex que colocam em degustação suas cachaças premium ao lado do Grupo Alambiques Gaúchos e de produtores de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerias, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Realizada junto ao Expovinis Brasil 2009 – Maior Salão do Vinho da América Latina, e Epicure 2009 – 9ª Feira Sul-Americana do Tabaco e do Presente Fino, a Brasil Cachaça espera uma visitação de mais de 15 mil pessoas.
Durante os três dias de evento, os visitantes poderão ainda se inscrever para as palestras e degustações dirigidas por especialistas do setor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar