Pesquisar
Close this search box.

Brasil arrecada US$ 400 mi por ano

O Brasil arrecada US$ 400 milhões, por ano, com exportações de produtos exóticos como bile congelada (usada na produção de medicamentos), pé de frango, cérebro, diafragma, medula, testículo, pulmão, tendões e ligamentos de bovinos. Entre os países importadores estão Hong Kong, Nova Zelândia, Japão, Argentina, Singapura, Cuba, Vietnã e Áustria.
O país que lidera o ranking na aquisição desses produtos é Hong Kong, que no período de outubro de 2008 a outubro de 2009, comprou 14,5 mil toneladas de ligamentos, tendões e vergalhos e 3.500 toneladas de aorta congelada.
De acordo com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Nelmon Oliveira da Costa, esses produtos são de pouco valor agregado no Brasil.
“Quando não exportamos, a maioria é transformada em farinha de carne para produção de ração para cães e gatos. Os tendões e ligamentos de bovinos também usamos para preparar carnes enlatadas porque têm gelatina”, explicou.
Para realizar a certificação sanitária desses produtos são observados aspectos de saúde animal e saúde pública. “Solicitamos ao país importador as exigências em relação a esses dois aspectos. No caso da União Europeia, o bloco só compra carne bovina brasileira proveniente de área livre de aftosa com vacinação ou de Santa Catarina.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar