Pesquisar
Close this search box.

Brasil ainda precisa melhorar redes nas cidades

A principal meta do Programa Nacional de Telecomunicações Rurais do governo federal, que deve ter início no ano que vem, é levar telefonia móvel e internet banda larga para as áreas rurais mais distantes do país. Mas de acordo com o escritor, consultor e jornalista especializado em novas tecnologias, Ethevaldo Siqueira, as operadoras ainda precisam melhorar a prestação de seus serviços em algumas das capitais brasileiras.
Em Manaus, por exemplo, as falhas das telefonias são constantes. “Algumas empresas ainda apresentam dificuldades com o sistema de integração, por isso existem problemas que precisam ser verificados para que as falhas possam ser identificadas e eliminadas”, afirmou Siqueira.
Como forma de evitar panes nas redes, o especialista informou que as operadoras de telefonia celular devem executar trabalhos de manutenção constantemente para evitar sobrecargas e possíveis congestionamentos nas redes.
Ainda segundo ele, os congestionamentos nas linhas são causados justamente por conta das sobrecargas, que em muitas vezes podem ser decorrentes das promoções oferecidas pelas operadoras.
Outro problema que as cidades mais distantes do Sul e Sudeste brasileiros enfrentam é a internet precária. A velocidade é inferior a oferecida nas grandes capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Além disso, o preço também é muito alto.
No que diz respeito a velocidade, Siqueira comentou que as empresas que oferecem internet banda larga já estão dando andamento a processos para que esse problema possa ser resolvido.
Já em relação aos preços, a causa é a pouca concorrência. “Na capital amazonense, por exemplo, são poucas as operadoras de internet banda larga, ou seja, não há competição nesse segmento. Outro fator é o alto valor dos impostos e alíquotas”, enfatizou. De acordo com Siqueira, também deveria ser feita uma fiscalização nesse setor para que as tarifas cobradas não sejam tão altas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar