Pesquisar
Close this search box.

Bonates balança, mas não cai

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel PM Louismar Bonates, não parece, mas é um dos mais influentes membros do primeiro escalão do Governo do Amazonas. Isso internamente, porque sua atuação é muito questionada fora da administração. Não faltam pressões para que o governador Wilson Lima (PSC) o demita, mas quem conhece os bastidores do poder estadual garante que isso é praticamente impossível, dada a relação muito próxima que existe entre os dois, que envolvem inclusive laços familiares. Um dos melhores amigos do governador é filho do militar. Por isso, aliados garantem que o secretário só sai se pedir. Jamais será exonerado. Neste momento, entretanto, o trabalho dele é muito questionado por causa da desenvoltura com que os integrantes de facções criminosas se movimentam pelos municípios, inclusive Manaus, praticamente pautando a vida da cidade. Questiona-se sobretudo o funcionamento da inteligência, fundamental para qualquer força policial que quiser ser bem sucedida hoje em dia. Bonates balança, mas dificilmente vai cair.

REUNIÃO

O coronel Alfredo Menezes (Patriota) intermediou reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ontem, em Brasília. Este último foi à capital federal em busca de apoio do Governo para projetos que possam trazer mais qualidade de vida à população manauara, principalmente após os ataques de vandalismo registrados na cidade nos últimos dias, que destruíram vários patrimônios públicos.

PREGÃO

O conselheiro Érico Desterro, do Tribunal de Contas do Amazonas, suspendeu, cautelarmente, a revogação de um pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Educação, para implantação de um regime especial de aulas não presenciais no Sistema de Ensino, como medida preventiva à disseminação da Covid-19.

FORÇA NACIONAL

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, durante o lançamento da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao governo do Amazonas. A Portaria MJSP nº 254/2021 foi publicada ontem, no Diário Oficial da União. Inicialmente, a atuação será de 30 dias, podendo ser prorrogada, se necessário.

ARTICULADOR

O presidente do diretório regional do PSDB no Amazonas e pré-candidato às prévias partidárias que indicarão o nome à disputa para a presidência da República em 2022, Arthur Virgílio Neto, foi convidado pelo presidente nacional, Bruno Araújo, para ser o porta-voz entre os quatro pré-candidatos e articulador para eliminar as divergências quanto às propostas de regras e calendário das prévias.

PARTICIPAÇÃO

A Suframa, por meio de sua Ouvidoria Interna, implementará uma nova dinâmica de relacionamento com cidadãos e usuários de serviços por meio do Conselho de Usuários de Serviços Públicos da Autarquia. Esta ferramenta constitui-se em uma nova forma, totalmente virtual e gratuita, de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos. Qualquer cidadão pode atuar voluntariamente como conselheiro, bastando cadastrar-se a qualquer tempo por meio da plataforma https://conselhodeusuarios.cgu.gov.br

SUCESSO

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas alcançou 31,77% de taxa de efetividade de recursos submetidos ao Superior Tribunal de Justiça, em 2021, contra decisões de instâncias inferiores. O registro demonstra que os recursos da DPE-AM superam, em taxa de sucesso, os casos da atividade particular revistos pelo STJ, mesmo diante da dificuldade de mudança de entendimento da esfera superior, conhecida pela posição restritiva em relação a recursos.

TESTAGEM

A Fundação de Vigilância em Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, iniciou ontem a testagem de passageiros no Porto de Manaus para monitorar e conter a disseminação da Covid-19 na capital. Com a ação, o Porto de Manaus se torna o primeiro do Brasil a ter um posto de testagem para detectar o novo coronavírus.

AVANÇANDO

O número de exames RT-PCR realizados no Amazonas aumentou 49,23% em maio deste ano, se comparado a abril, quando a Secretaria de Estado de Saúde intensificou a oferta do teste padrão ouro para diagnóstico da Covid-19 nas portas de entrada e ampliou também para serviços ambulatoriais, hospitais e prontos-socorros.

FRASES

“Havia uma expectativa de que o interior do Estado tivesse um desastre muito maior do que o que aconteceu em Manaus. Mas se comprovou que os municípios tiveram performance melhor, mesmo com tantas deficiências.” Ricardo Nicolau (PSD), deputado estadual

“O Amazonas está livre para vender bovinos para todo o país e o mundo.” Adjuto Afonso (PDT), deputado estadual, comentando a conquista do Estado, que se livrou da Febre Aftosa

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar