Pesquisar
Close this search box.

Bolsonaro vem mais uma vez ao Amazonas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está sendo aguardado, nesta quinta-feira (27), no Estado do Amazonas para inaugurar a ponte Rodrigo e Cibele, na BR-307, entre a sede do município de São Gabriel da Cachoeira (a 800 quilômetros de Manaus) e a comunidade indígena Balaio.

As informações são do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, e do comandante do Exército brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira, que estiveram, ontem, na capital para conhecer a estrutura de atividades desenvolvidas por militares na região, como a operação Amazônia 2021, considerada o maior exercício de defesa externa realizado pelo CMA (Comando Militar da Amazônia).

Os dois generais também participaram de formatura oficial no CMA. De Manaus, eles seguem para Tefé e São Gabriel, onde Bolsonaro deve inaugurar a ponte amanhã. Comunidades do município mais indígena do Brasil aguardam com muita expectativa a visita do presidente da República. É mais uma ação do Planalto para promover o desenvolvimento econômico da região. 

Investimentos

O Brasil deve receber pelo menos US$ 50 bilhões em novos investimentos até o final do próximo ano, segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Os recursos virão por meio de projetos de novas concessões para a construção de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias. Freitas disse que o País vai ser tornar um imenso canteiro de obras. Até dezembro de 2021, serão licitados aproximadamente 100 ativos.

Investimentos 2

Lideranças políticas e empresariais do Amazonas esperam que as obras de recuperação da BR-174, crucial para o intercâmbio comercial da ZFM com outros Estados brasileiros, estejam no bojo desses novos investimentos anunciados pelo ministro Tarcísio de Freitas até 2022. Passados mais de 30 anos, a rodovia ainda enfrenta questiúnculas de ordem ambiental para ser recuperada.

Eleições

Partidos no Amazonas já se mobilizam para selar alianças, novas coligações, de olho nas eleições majoritárias do próximo ano. Por enquanto, é certa a candidatura do atual governador Wilson Lima (PSC) que tentará a reeleição, segundo analistas. Amazonino Mendes (Podemos) também deve voltar ao cenário político, apesar da idade avançada. E o coronel Menezes (Patriota), ex-superintendente da Suframa, já está em ação.

Cloroquina

Bombardeada por quase sete horas, ontem, na CPI da Pandemia no Senado, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, defendeu por diversas vezes o uso da cloroquina e admitiu que o Ministério da Saúde orientou o uso do medicamento no combate ao coronavírus. No entanto, ela disse que em nenhum momento soube que o presidente Jair Bolsonaro tenha forçado a utilização do medicamento.

Gasolina

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) disse que postos de Manaus decidiram reduzir o preço da gasolina em R$ 0,60 após denunciar, na sexta-feira (21), um mecanismo para driblar a incidência de tributos, possibilitando gerar mais lucros às empresas do setor, mas prejudicando o consumidor. Segundo o parlamentar, a população ainda paga alto pelo combustível e que fará tudo para baixar mais ainda o valor. E que essa é sua bandeira de luta.

Segurança

O prefeito de Manaus, David Almeida, quer mais segurança para a população e servidores das Unidades Básicas de Saúde. Ele esteve reunido com o secretário de Estado de Segurança, coronel Louismar Bonates, ocasião em que pediu para a Polícia Militar do Amazonas intensificar o policiamento nessas áreas. Almeida disse que os postos de saúde têm sido alvos constantes de assaltantes.

Peixes

Alguns moradores da Compensa, zona oeste de Manaus, não precisam mais sair de casa para degustar um pescado da região. Inundadas pela grande enchente deste ano, suas casas amanheceram com vários peixes nadando na cozinha e em outros compartimentos. São cenários fenomenais de um Amazonas assolado pela cheia que já se aproxima da registrada em 2012, considerada recorde nos últimos 100 anos.

Madeiras

A Polícia Ambiental do Amazonas apreendeu, ontem, uma das maiores cargas de madeira ilegal registradas no Estado, nos últimos anos.  Foram 600 metros cúbicos apreendidos no município de Humaitá (a quase 700 quilômetros de Manaus. Segundo policiais, a ação faz parte da operação ‘Tamoiotatá’ que teve início em novembro de 2020. Agora, investiga-se a origem do produto e os principais envolvidos no caso.

Reforma

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a admissibilidade da emenda constitucional que trata da reforma administrativa. Foram dois dias de debates consecutivos em torno da avaliação da proposta que foi aprovada por 39 votos favoráveis e 26 contrários. Agora, o projeto será analisado por um colegiado especial e, depois, em dois turnos pelo plenário da Casa.

Testes

A Anvisa autorizou, ontem, o início dos testes do soro anti-Sars-CoV-2, desenvolvido pelo Instituto Butantan. Esta a primeira vez que o princípio ativo será aplicado em voluntários humanos contra o novo coronavírus.Produzida por cavalos, a nova substância vai ser testada em pacientes de Covid-19. A grande expectativa é possibilitar mais recursos para o enfrentamento da pandemia no Brasil.

FRASES

“É mais uma ferramenta baseada na tecnologia e na ciência para localizar pessoas desaparecidas”.

Lin Hung Cha, diretor de polícia técnica.
mayra

“O Brasil e todos os países não são obrigados a seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde”.

Mayra Pinheiro, médica pediatra.
Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar