Pesquisar
Close this search box.

Bolsistas terão formação específica

Universitários bolsistas do programa Bolsa Universidade, que atuam no reforço escolar da Semed (Secretaria Municipal de Educação), iniciaram, nesta quarta-feira (07), a formação específica, ministrada pela DDPM (Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério).
A Semed conta com 199 acadêmicos do Programa Bolsa Universidade, que fazem parte do projeto “Reforço Escolar: Tempo de Superação”. Os futuros educadores estão sendo beneficiados com o reforço de língua portuguesa e matemática. Os encontros irão até novembro e será com um total de seis formações.
O Programa Reforço Escolar tem como meta melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a diminuição do analfabetismo funcional e o aumento do índice de aprovação entre os alunos do grupo etário de seis a oito anos, bem como, a elevação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ) na rede municipal de ensino.
Segundo a coordenadora do programa reforço escolar da Semed, Jecicleide Nascimento, é uma oportunidade que os acadêmicos têm para colocar em prática o que aprenderam “A formação é fundamental para os bolsistas que atuam em sala de aula com seus alunos no reforço escolar”, disse.
Aluna do 4º período do curso de pedagogia da Uninorte, Luzia de Marilac, 47, já participou de todas as formações e é bolsista na Escola Municipal Roberto dos Santos Vieira, bairro João Paulo II, zona Leste da cidade. A acadêmica afirma que a qualificação é um conhecimento a mais que ela aprende.
“Existem crianças do 3º ao 4º ano que não sabem ler e escrever, mas principalmente, não conseguem acompanhar o que a professora passa pra eles. Nós, como estagiários, estamos buscando ajudar essas crianças nessas formações que estamos tendo aqui. Esse momento vai garantir o futuro de muitas crianças e da nossa vida profissional”, afirma a bolsista.
Estagiário na Escola Municipal Firme na Fé, bairro Alvorada, zona Oeste da capital, Geison Batista, 35, aluno do 3º ano do curso de pedagogia da UNICEL, define como excelente esta oportunidade para sua formação.
“É na formação que a gente vem se profissionalizar, se reciclar para passar os conhecimentos que aprendemos aqui para o aluno na escola. Como sou estagiário há quatro meses, a formação é de suma importância, porque é a segunda vez que participo e aprendo muito nesta qualificação”, conta.
O Reforço Escolar, tendo como foco o Letramento e a Matemática, deve desenvolver as suas atividades no contraturno escolar. Em seu primeiro ano de funcionamento atenderá, aproximadamente, 6.000 alunos (2013), com a previsão de atender até 2016, 33 mil alunos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar