Pesquisar
Close this search box.

Bolsas fecham em alta após dado positivo do varejo americano

As principais Bolsas europeias fecharam na segunda-feira com ganhos, influenciado por bons dados do varejo verificados nos Estados Unidos e pelo otimismo característico dos investidores nos últimos pregões do ano.
A Bolsa de Frankfurt teve alta de 0,76% no índice DAX, para 6.002,92 pontos; a Bolsa de Zurique teve avanço de 0,17%, indo para 6.591,01 pontos no índice Swiss Market; a Bolsa de Madri teve alta de 0,41%, com 1.250,78 pontos no índice Madrid General; e a Bolsa de Paris subiu 0,88%, para 3.947,15 pontos no índice CAC-40. O mercado não abriu em Londres com o feriado do Boxing Day.
Pressionados entre os feriados de Natal e Ano Novo, que “encurtaram’’ a semana, os mercados no Velho Continente tiveram fraco movimento hoje, e deve continuar assim nos próximos dias.
No dia, o principal destaque foi o das vendas no varejo americano. De acordo com a SpendingPulse, uma divisão da MasterCard Advisors, as vendas durante a temporada de festas em 2009 subiram 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Se contadas apenas as vendas on-line, a alta foi de 15,5%.
O dado animou os mercados porque o consumo é a base da economia americana, respondendo por aproximadamente dois terços do PIB do país. Uma forte alta no setor é um importante indicador que ela está em recuperação após o tombo causado pela crise financeira global.
Para os próximos dias, os destaques entre as divulgações são a confiança do consumidor americano em dezembro, que sai amanhã, e o pedido às fábricas da zona do euro, a ser divulgado na quarta-feira.
As Bolsas dos Estados Unidos abriram com ganhos influenciadas pelo expressivo aumento das vendas on-line durante o Natal.
Às 13h31 (em Brasília), o Dow Jones Industrial Average -principal indicador da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês)- operava com alta de 0,13%, para 10.534,08 pontos, e o ampliado S&P 500 subia 0,08%, para 1.127,41 pontos. Na Bolsa eletrônica Nasdaq, o indicador Nasdaq Composite ganhava 0,27%, 2.291,84 pontos.
Pela SpendingPulse, -divisão da MasterCard Advisors, as vendas do varejo na temporada de festas em 2009 subiu 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar