Pesquisar
Close this search box.

Bolsas da Ásia fecham em alta; yuan tem novos ganhos

A maioria dos mercados da Ásia encerrou o último pregão da semana em alta, acompanhando os leves ganhos em Wall Street na quinta-feira. As ações das mineradoras foram destaque positivo nesta sexta-feira, na medida em que o dólar mais fraco impulsionou os preços do metal precioso para níveis recordes.
Uma das exceções foi a China, onde os investidores se anteciparam a uma possível elevação da taxa básica de juros e operaram com cautela, provocando queda na bolsa.
A Bolsa de Hong Kong fechou na maior pontuação em cinco meses, no embalo dos demais mercados regionais.
O índice Hang Seng subiu 279,41 pontos, ou 1,3%, e terminou aos 21.970,86 pontos, o melhor fechamento desde 15 de abril. Blue chips, como China Mobile (+1,3%) e Hutchison Whampoa (+4,5%), lideraram os ganhos. BYD disparou 10,7%, após anunciar que irá comprar participação de 18% na Tibet Shigatse Zhabuye Lithium High-Tech.
Já a Bolsa de Xangai, na China, teve ligeira queda pelo terceiro pregão seguido, com os investidores cautelosos sobre a possibilidade de o Banco Central do país aumentar a taxa de juros como parte dos esforços para controlar a inflação.
O índice Xangai Composto perdeu 0,2% e terminou aos 2.598,69 pontos – na semana, acumulou perda de 2,4%. Por sua vez, o índice Shenzhen Composto subiu 0,1% e encerrou aos 1.157,12 pontos. Agricultural Bank of China baixou 1,1%. Bank of China fechou estável. China Merchants Bank adicionou 0,4%.
O yuan terminou em ligeira alta ante o dólar, revertendo perdas durante o dia e estendendo seu rali para a sétima sessão consecutiva, seguindo os ganhos do euro na Ásia. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,7235 yuans, de 6,7248 yuans do fechamento de quinta-feira.
A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,7172 yuans, outra mínima recorde para a taxa de referência diária, abaixo de 6,7181 yuans ontem.
Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia em alta, liderada por ações do setor financeiro, com ganhos sustentados pela queda do dólar norte-americano em relação ao dólar de Taiwan.
O índice Taiwan Weighted subiu 0,7%, fechando em 8.158,33 pontos. Chang Hwa avançou 3,1%; Taiwan Cooperative Bank ganhou 1,9%.
A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou na maior pontuação registrada neste ano, impulsionada por fortes fluxos estrangeiros e pelo bom desempenho das bolsas regionais.
O índice Kospi avançou 0,9% e fechou aos 1.827,35 pontos. LG Electronics registrou ganho de 4,7%; Hynix subiu 6,6%.
Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney avançou 0,7% e fechou aos 4.638,9 pontos. BHP Billiton ganhou 0,4% e Rio Tinto teve valorização de 2,4%.
Nas Filipinas, a realização de lucros derrubou o índice PSE da Bolsa de Manila, que encerrou com perda de 0,7%, fechando aos 3 979,35 pontos.
A Bolsa de Cingapura terminou em alta, seguindo os demais mercados regionais, uma vez que os investidores continuam a preferir ativos de risco, reduzindo as preocupações sobre uma possível recessão global.
O índice Straits Times subiu 0,3% e fechou aos 3.076,37 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, teve alta de 1,3%, novo recorde, e fechou aos 3.384,65 pontos, com os investidores aumentando o apetite por risco e esperando uma forte alta do PIB no terceiro trimestre deste ano e esperando que o banco central mantenha intacta a taxa de juros.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, recuou 0,1% e fechou aos 923,57 pontos, com os papéis de telecomunicações e de bancos cedendo depois que a Corte lançou mandado de injunção contra o leilão de licenças da telefonia móvel 3G, que era previsto para acontecer segunda-feira.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve baixa de 0,4% e fechou aos 1.466,97 pontos, uma vez que os investidores realizaram lucros na véspera do fim de semana.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar