18 de abril de 2021

Bolsas da Ásia fecham em alta; yuan tem novos ganhos

A maioria dos mercados da Ásia encerrou o último pregão da semana em alta, acompanhando os leves ganhos em Wall Street na quinta-feira

A maioria dos mercados da Ásia encerrou o último pregão da semana em alta, acompanhando os leves ganhos em Wall Street na quinta-feira. As ações das mineradoras foram destaque positivo nesta sexta-feira, na medida em que o dólar mais fraco impulsionou os preços do metal precioso para níveis recordes.
Uma das exceções foi a China, onde os investidores se anteciparam a uma possível elevação da taxa básica de juros e operaram com cautela, provocando queda na bolsa.
A Bolsa de Hong Kong fechou na maior pontuação em cinco meses, no embalo dos demais mercados regionais.
O índice Hang Seng subiu 279,41 pontos, ou 1,3%, e terminou aos 21.970,86 pontos, o melhor fechamento desde 15 de abril. Blue chips, como China Mobile (+1,3%) e Hutchison Whampoa (+4,5%), lideraram os ganhos. BYD disparou 10,7%, após anunciar que irá comprar participação de 18% na Tibet Shigatse Zhabuye Lithium High-Tech.
Já a Bolsa de Xangai, na China, teve ligeira queda pelo terceiro pregão seguido, com os investidores cautelosos sobre a possibilidade de o Banco Central do país aumentar a taxa de juros como parte dos esforços para controlar a inflação.
O índice Xangai Composto perdeu 0,2% e terminou aos 2.598,69 pontos – na semana, acumulou perda de 2,4%. Por sua vez, o índice Shenzhen Composto subiu 0,1% e encerrou aos 1.157,12 pontos. Agricultural Bank of China baixou 1,1%. Bank of China fechou estável. China Merchants Bank adicionou 0,4%.
O yuan terminou em ligeira alta ante o dólar, revertendo perdas durante o dia e estendendo seu rali para a sétima sessão consecutiva, seguindo os ganhos do euro na Ásia. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,7235 yuans, de 6,7248 yuans do fechamento de quinta-feira.
A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,7172 yuans, outra mínima recorde para a taxa de referência diária, abaixo de 6,7181 yuans ontem.
Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia em alta, liderada por ações do setor financeiro, com ganhos sustentados pela queda do dólar norte-americano em relação ao dólar de Taiwan.
O índice Taiwan Weighted subiu 0,7%, fechando em 8.158,33 pontos. Chang Hwa avançou 3,1%; Taiwan Cooperative Bank ganhou 1,9%.
A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou na maior pontuação registrada neste ano, impulsionada por fortes fluxos estrangeiros e pelo bom desempenho das bolsas regionais.
O índice Kospi avançou 0,9% e fechou aos 1.827,35 pontos. LG Electronics registrou ganho de 4,7%; Hynix subiu 6,6%.
Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney avançou 0,7% e fechou aos 4.638,9 pontos. BHP Billiton ganhou 0,4% e Rio Tinto teve valorização de 2,4%.
Nas Filipinas, a realização de lucros derrubou o índice PSE da Bolsa de Manila, que encerrou com perda de 0,7%, fechando aos 3 979,35 pontos.
A Bolsa de Cingapura terminou em alta, seguindo os demais mercados regionais, uma vez que os investidores continuam a preferir ativos de risco, reduzindo as preocupações sobre uma possível recessão global.
O índice Straits Times subiu 0,3% e fechou aos 3.076,37 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, teve alta de 1,3%, novo recorde, e fechou aos 3.384,65 pontos, com os investidores aumentando o apetite por risco e esperando uma forte alta do PIB no terceiro trimestre deste ano e esperando que o banco central mantenha intacta a taxa de juros.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, recuou 0,1% e fechou aos 923,57 pontos, com os papéis de telecomunicações e de bancos cedendo depois que a Corte lançou mandado de injunção contra o leilão de licenças da telefonia móvel 3G, que era previsto para acontecer segunda-feira.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve baixa de 0,4% e fechou aos 1.466,97 pontos, uma vez que os investidores realizaram lucros na véspera do fim de semana.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email