Bolsas da Ásia apresentam ligeira alta e Xangai sobe 0,3%

A alta em Wall Street e das commodities, aliada à redução das preocupações sobre a crise política no Egito, norteou os investidores. Não houve negociações em Taiwan e na Malásia por ser feriado. Por causa do feriado do Ano Novo Lunar, as bolsas chinesas estarão fechadas de quarta-feira até o dia 8.
Após três pregões de baixa, a Bolsa de Hong Kong fechou no campo positivo, liderada pelas petrolíferas, embora os temores sobre novas medidas de aperto econômico na China continuem a assombrar o mercado. O índice Hang Seng subiu 35,61 pontos, ou 0,15%, e terminou aos 23.482,95 pontos. A alta do petróleo fez Cnooc avançar 2,7%, no melhor desempenho entre as blue chips. PetroChina ganhou 2,6%.
A Bolsa de Xangai, na China, fechou em alta pela quinta sessão seguida, com as empresas de recursos naturais liderando os ganhos por conta do aumento dos preços globais das commodities. O índice Xangai Composto subiu 0,3% e terminou aos 2.798,96 pontos. Já o Shenzhen Composto esteve estável, fechando aos 1 198,19 pontos. Baotou Steel Rare-Earth disparou 5,8%, China Nonferrous Metal Industry’s Foreign Engineering & Construction saltou 4% e Chalco ganhou 2,8%.
O yuan se valorizou fortemente em relação ao dólar, após Pequim fixar um novo valor recorde para a taxa de paridade central dólar-yuan (de 6,5891 yuans para 6,5860 yuans). No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,5938 yuans, de 6,6200 yuans do fechamento de segunda-feira.
A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou praticamente estável, com alta de apenas 0,11%, terminando aos 2.072,03 pontos. A diminuição das preocupações com o Egito impulsionou a alta, mas a realização de lucros antes do feriado do Ano Novo Lunar limitou os ganhos. LG Display avançou 1,2% e Hyundai Motor subiu 1,1%.
Também foi pequena a oscilação da Bolsa de Sydney, na Austrália, onde o índice S&P/ASX 200 recuou apenas 0,04%, fechando aos 4 752,1 pontos. A cautela predominou antes do feriado do Ano Novo Lunar na China e do início da temporada de divulgação de balanços na Austrália. Os investidores não foram estimulados nem pela decisão do BC australiano, que manteve a taxa básica de juros em 4,75%. BHP Billiton subiu 0,8%.
Nas Filipinas, a Bolsa de Manila encerrou o dia em baixa, com os investidores continuando a realizar lucros em meio às preocupações sobre a agitação política no Egito. O índice PSE recuou 1,31% e fechou aos 3.830,49 pontos, o menor nível em quase 5 meses.
A Bolsa de Cingapura fechou em alta, depois que os mercados da Ásia foram auxiliados pelos ganhos em Wall Street e pelos dados regionais, embora o volume de negociações esteve baixo, uma vez que os mercados viraram para baixo devido ao feriado do Ano Novo Lunar que começa no meio da quarta-feira. O índice Straits Times subiu 0,2% e fechou aos 3.184,74 pontos.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caiu 0,5% e fechou aos 959,69 pontos, com negociações sem brilho por conta da véspera do feriado do Ano Novo Lunar e com os investidores em compasso de espera para ver.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, teve alta de 1,0% e fechou aos 3.442,50 pontos, liderado por ganhos em ações relacionadas ao petróleo devido à alta dos preços da commodity à despeito da alta do índice de inflação doméstica.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email