Pesquisar
Close this search box.

Bolsas caem após alerta sobre banco da Alemanha

As bolsas européias fecharam em baixa. O otimismo visto desde o corte de juros do Federal Reserve na terça-feira se inverteu na quinta-feira, com o alerta do Deutsche Bank sobre os efeitos da crise financeira das últimas semanas nos resultados trimestrais da instituição.
A Bolsa de Londres caiu 0,48% e fechou com 6.429 pontos; a Bolsa de Paris teve baixa de 0,73%, ficando com 5.688,76 pontos; a Bolsa de Frankfurt caiu 0,20% e ficou com 7.735,09 pontos; a Bolsa de Milão encerrou o dia com baixa de 0,67% e 30.962 pontos; a Bolsa de Amsterdã perdeu 0,20% e fechou com 542,45 pontos; e a Bolsa de Madri caiu 0,44%, para 1.584,05 pontos.
O presidente do Deutsche Bank, Josef Ackermann, re-conheceu erros de gestão co-metidos durante o auge da atual crise financeira, que afetarão os resultados do terceiro trimestre. Segundo ele, haverá efeitos negativos sobre os números do trimestre devido aos créditos de risco no valor de 29 bilhões de euros destinados a grandes aquisições, que deverão ser reavaliados.
As ações do banco inglês do setor de hipotecas Northern Rock caíram 28,5%. O Lloyds TSB, quinto maior banco do Reino Unido, poderia estar preparando uma oferta ava-liando as ações em 2 libras, informa o jornal “The Guardian”. O Cheltenham & Gloucester poderia ser outro pretendente.
O presidente do Banco da Inglaterra, Mervyn King, defendeu sua gestão da crise do Northern Rock e sua deci-são de injetar 10 bilhões de libras (US$ 20,14 bilhões) no sistema financeiro para dar fôlego ao mercado interbancário dos empréstimos a três meses.
Entre os bancos, caíram as ações do Allied Irish Banks (-2,1%), do Credit Agricole (-1,5%) e do Santander (-0,5%).
As bolsas asiáticas fecha-ram em alta, ainda movidas pelo otimismo com o corte feita nesta semana nos juros do Fed. A expectativa é de que a economia americana encon-tro novo estímulo e o país não entre em recessão.
O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio fechou o pregão com uma alta de 32,25 pontos (0,20%), para 16.413,79. O segundo indicador, o Topix, caiu 0,74 pontos (0,05%), para 1.566,84. Com a economia dos EUA aquecida, as empresas ligadas aos setores exportadores asiáticos esperam aumento de ganhos -o mercado americano é o principal destino das exportações asiáticas.
No setor bancário, após a euforia com a decisão do Fed, os investidores vende-ram papéis para realizar os lucros acumulados. Um dos destaques foi o Sumitomo Mit-sui Financial, cujas ações tiveram queda de 2,4%. A Bolsa de Valores de Hong Kong fechou o pregão com o índice referencial Hang Seng subindo 146,49 pontos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar