Bolsas – BM&Bovespa divulga carteira para 2012

A BM&FBOVESPA divulgou a carteira teórica do Índice Bovespa que vai vigorar de 2 de janeiro a 30 de abril de 2012, com base no fechamento do pregão de 29 de dezembro de 2011. A carteira registrou a entrada das ações ordinárias de Dasa ON e de Localiza ON, totalizando 70 ativos de 65 empresas.
Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice foram: Vale PNA (9,286%), Petrobras PN (8,230%), OGX Petróleo ON (5,198%), Itauunibanco PN (4,695%) e Bradesco PN (3,364%).
Para efeitos de comparação, os ativos que apresentaram o maior peso na composição da carteira do índice válido de 5 de setembro a 29 de dezembro de 2011 foram: Petrobras PN (9,740%), Vale PNA (9,354%), OGX Petróleo ON (5,253%), Itauunibanco PN (4,436%) e BMFBovespa ON (3,447%).
A BM&FBovespa divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia, no último pregão de vigência da carteira em vigor. A Bolsa também divulga as carteiras dos outros índices calculados. As alterações estão nos arquivos anexos.

Sobre a metodologia

Ibovespa: Composto pelos ativos que, nos 12 meses anteriores, apresentaram índices de negociabilidade, participação no volume financeiro e presença em pregão em níveis que atenderam aos critérios estabelecidos em sua metodologia de cálculo.
IBrX-50 e IBrX: Com metodologia adotada internacionalmente, estes índices são compostos pelas 50 e cem ações mais negociadas na BM&FBOVESPA, respectivamente, ponderadas pelo valor de mercado da empresa.
MidLarge Cap e Small Cap: Índices que medem o retorno de ações de empresas a partir do critério de valor de mercado.
Para conhecer as metodologias dos demais índices, inclusive os setoriais, viste o site www.bmfbovespa.com.br, Mercados / Ações / Índices.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email