Bolsas abrem novo trimestre em alta, com ganhos em Nova York

As bolsas européias fecharam em alta ontem. O otimismo em Nova York, que fez o índice Dow Jones se aproximar da marca de 14.100 pontos ontem, animou os investidores europeus no primeiro dia de negociações do quarto trimestre.

A Bolsa de Londres teve alta de 0,61%, fechando com 6.506,20 pontos; a Bolsa de Paris subiu 1,01% e fechou com 5.773,26 pontos; a Bolsa de Frankfurt teve alta de 0,77%, indo para 7.922,42 pontos; a Bolsa de Milão avançou 1,13%, subindo para 31.372 pontos; a Bolsa de Amsterdã teve ganho de 0,85%, fechando com 545,57 pontos; e a Bolsa de Madri subiu 0,18%, para 1.603,79 pontos.

Entre os setores que mais ganharam hoje estiveram o automobilístico e o de mineração, que acabaram por ofuscar as perdas nos papéis da Nokia e o desempenho mais fraco do setor bancário.

As ações da fabricante francesa de veículos Renault subiram 4,5% e as da Porsche, 6%. Entre as mineradoras, as ações da Kazakhmys subiram 7,1% e as da Xstrata, 3,6%.
As ações da Nokia caíram 1,5% após anunciar que irá comprar a Navteq por US$ 8.1 bilhões. Entre os bancos, o destaque foiram as ações do suíço UBS e do Credit Suisse. Nos EUA, a expectativa dos investidores por um novo corte de juros do Fed (Federal Reserve, o BC americano) neste mês. No mês passado, o banco cortou sua taxa de juros em 0,5 ponto percentual através do baratea­mento do crédito.

Crédito mais barato seria a forma de compensar as condições mais estritas de concessão de crédito impostas pelos bancos, devido ao agravamento da situação de inadimplência nas hipotecas de risco, que levaram à turbulência no mercado financeiro vista desde o mês de agosto.

As bolsas asiáticas fecharam em alta ontem, com volume menor de negócios devido aos feriados na China e em Hong Kong.

A Bolsa de Tóquio fechou em alta de 0,36%, com 16.845,96 pontos no índice Nikkei 225, após a divulgação da pesquisa trimestral “tankan”, feita pelo Banco do Japão (banco central) e divulgada ontem.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email