Pesquisar
Close this search box.

Bolsa térmica é nova ‘arma’ contra o coronavírus

Bolsa térmica é nova ‘arma’ contra o coronavírus

Uma bolsa térmica impermeável para o transporte de alimentos frescos, congelados ou quentes com uma proteção anti-covid acaba de ser lançada direcionada, principalmente, para o segmento de foodservice, um dos serviços que mais têm crescido durante a pandemia do coronavírus.

A bolsa térmica está sendo produzida pela Promaflex, maior empresa de filme de proteção de superfície da América Latina, e recebeu o nome de Promabag anti covid. Ela tem tecnologia antibacteriana e germicida, com princípio ativo regulado e registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo FDA (Food and Drug Administration), dos Estados Unidos.

“A Promabag é um produto fabricado pela Promaflex desde 2016, o que fizemos foi unir duas tecnologias. A bolsa com o filme anti-covid promasafe. Por se tratar de um produto inovador, realmente o maior desafio do projeto foi o teste de comprovação”, falou ao Jornal do Commercio, Andrea Velletri Martins, Gestora do Varejo da Promaflex.

“A Promaflex possui a tecnologia e a patente do filme desde 2017, testada com diversos microrganismos, mas entendíamos que o lançamento do produto contra a covid deveria, obrigatoriamente, passar pelos testes com o vírus Sars CoV2, causador da doença”, explicou.

Apenas um laboratório em todo o Brasil, o Quasar Bio, tem capacidade para realizar esses testes. O laboratório está localizado no ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo).

99,84% dos vírus inativados

A norma técnica de medição da atividade antiviral em plásticos e outras superfícies não porosa, a ISO 21702, estabelece que o material tem que demonstrar a ação virucida em até quatro horas.

 “Em conversa com o Prof. Dr. Lucio Freitas, pesquisador do ICB-USP, pedimos a medição no menor período possível. Após algumas pesquisas em aproximadamente dois meses de estudo, testes comprovaram que o filme era capaz de inativar 99,84% do vírus Sars-CoV-2 em até dois minutos de contato. O resultado foi exponencial, ou seja, qualquer casa após a vírgula representa uma enorme redução. Ajustamos o produto mirando o 99% de redução e os resultados apresentados surpreenderam positivamente”, contou.

O tempo de desenvolvimento do projeto anti covid promasafe foi muito rápido. Assim que surgiu a pandemia, e percebendo o grande temor do mercado com as entregas de comida em casa, a direção da Promaflex observou que poderiam contribuir colocando em prática as lições aprendidas em um desenvolvimento anterior (outro produto fabricado com nanotecnologia, o Xô Mofo). Com a participação ativa do fabricante do princípio ativo, apenas providenciaram o ajuste da formulação do filme.

“Pensamos na marca e em menos de cinco meses o produto estava rodando. As variáveis com a Promabag anti covid são consequências naturais desse processo todo”, destacou a gestora.

Tão logo foram concluídos os resultados positivos dos testes, a Promaflex passou a laminar o filme nas embalagens térmicas e assim o Promabag ganhou mais um atributo: a camada externa ficou protegida com o filme anti covid.

Várias utilidades

Filme anti covid

A bolsa é fabricada em polietileno em forma de espuma e laminada com filme anti covid. São fabricadas com aparas de processo, ou seja, é utilizada resina reciclada pré consumo. Após essa utilização, a bolsa pode ser reciclada junto com o lixo plástico.

“Por experiência, percebemos que os clientes utilizam a manta para diversos fins, por ser prática e fácil de guardar”, disse.

A camada externa da bolsa é fabricada com nanotecnologia. O recurso conta com micropartículas que, em contato com o Sars CoV2 são capazes de romper sua barreira de proteção eliminando-os. É uma barreira que acontece no contato, uma vez que o vírus, ao se depositar na sua superfície, será inativado, impossibilitando a infecção.

As bolsas são um subproduto da linha promasafe e o filme de proteção para as áreas de toques compartilhados como corrimãos, catracas, mesas de refeitório e a linha de tapetes, também já está sendo comercializado. Ambos podem ser solicitados sob encomenda.

Ideal para uso profissional e doméstico, a Promabag anti covid tem material 100% reciclável e está disponível na medida 55 cm x 40 cm (outros tamanhos sob consulta). Entre suas vantagens estão temperatura dos alimentos preservada por mais tempo, possibilitando que sejam mantidas as características; solução eficiente de longa duração, com curto período para a inativação do vírus; e validade de uso por tempo indeterminado.

Para os interessados, informações pelo fone (11) 5536-0093 ou [email protected]

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar