Pesquisar
Close this search box.

Bolsa Idiomas vai capacitar manauaras para a Copa 2014

O Programa Bolsa Idiomas, criado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, beneficiará, inicialmente, pelo menos 500 trabalhadores dos setores do comércio e serviços, que deverão iniciar os cursos de Inglês ou Espanhol já a partir de agosto.
Na primeira fase, que terá duração de um ano, terão preferência na concessão do benefício trabalhadores que desenvolvam atividades onde haja contato direto com o público como, por exemplo, permissionários do Mercado Municipal Adolpho Lisboa e da Ponta Negra. O Programa será executado pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (FESPI).
O objetivo dessa primeira fase do Bolsa Idiomas é capacitar o trabalhador para prestar atendimento mais eficiente a turistas e visitantes, durante a Copa de Futebol de 2014. Após a Copa, a prefeitura irá expandir a iniciativa para a população em geral, sempre com foco na qualificação de recursos humanos para o desenvolvimento profissional e, também, para o crescimento da economia local.
A expectativa é que o número de beneficiados seja ainda maior, do que os 500 inicialmente previstos para a primeira chamada de seleção. “Isso dependerá da adesão das instituições de ensino ao Programa. Mas nossa expectativa é bem positiva, nesse sentido”, frisa a diretora-presidente da FESPI, Luiza Bessa Rebelo. Ela antecipa que deverão ter preferência, na primeira seleção, permissionários da prefeitura, taxistas, trabalhadores do segmento de Bares e Restaurantes, atendentes de cinemas, teatros, dentre outros atuantes nos setores de comércio e serviços, com destaque para o turismo.
Os beneficiados terão acesso a bolsas de estudo parciais (50% ou 75%) ou integrais, de 100% do valor do curso. Para concorrer às bolsas, as pessoas terão que ser residentes em Manaus; ter 16 anos ou mais; comprovar renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio; estar cursando ou ter concluído o ensino médio; e não estar inscrito em outro programa similar, na prefeitura como, por exemplo, o Bolsa Universidade.
O projeto de lei nº 170/2013, que trata da criação do programa, foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus. A CMM aprovou, também, o PL nº 171/2013, que dispõe sobre o regime de compensação tributária das instituições que aderirem à iniciativa. Após ser sancionada pelo prefeito, a lei segue para regulamentação, com publicação do decreto de lei no “Diário Oficial” do Município.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar