Pesquisar
Close this search box.

Bolívia paga segunda parcela por refinarias

O governo boliviano pagou ontem a segunda e última parcela, também no valor de US$ 56 milhões, pelas refinarias Guillermo Elder Bell e Gualberto Villarroel, na Bolívia, vendidas pela Petrobras ao país vizinho em maio deste ano após longa negociação. Estatal brasileira confirmou o depósito .
Apesar de o negócio ter sido quitado, as unidades já estavam sob o controle da estatal boliviana YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos). As refinarias são as duas maiores que operam na Bolívia e processam cerca de 40 mil barris de petróleo por dia. Para a Petrobras, porém, os negócios por lá representavam apenas 0,3% do total. Ambas atendem toda a demanda interna de gasolina e 70% da demanda de diesel da Bolívia, além de exportar derivados de petróleo reconstituído ao Chile.
A estatal brasileira decidiu vender as duas refinarias depois da assinatura de um decreto de Evo Morales, que afetou o fluxo de caixa da Petrobras na atividade de refino na Bolívia – a decisão concedeu à YPFB o monopólio da exportação do petróleo reconstituído e das gasolinas ‘brancas’ produzidos pelas refinarias do país.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar