Pesquisar
Close this search box.

Boicote, nossa resposta à Espanha

Amo a Espanha, é um belíssimo país, seu povo é alegre e bonito e admiro muito a sua casa real e o rei, principalmente, depois da sua atitude enérgica e correta com um déspota sul-americano. Mas, infelizmente, algumas atitudes de burocratas espanhóis andam me incomodando muito.
Há algumas semanas, ao ler meu jornal, fiquei sabendo das agruras que passou uma pesquisadora brasileira ao chegar à Espanha, de onde iria a Portugal participar de um Congresso. A moça só por não saber o nome do hotel onde se hospedaria em Lisboa, ficou detida por três dias na imigração, sendo deportada para o Brasil sem nenhuma explicação. Depois disso, fiquei sabendo que um grande grupo de brasi­leiros passou pelos mesmos problemas, sendo alguns já deportados. 
Será que as autoridades espanholas acham que somos um país de refugiados pobres, delinqüentes, prostitutas e travestis? Será que essas mesmas autoridades não sabem que o Brasil sempre acolheu espanhóis com os braços abertos e que, hoje, a colônia espanhola aqui é imensa e está plenamente integrada à nossa população, como todos os outros povos que para cá vieram fugindo dos problemas e da falta de perspectiva que encontravam em suas terras natais? O que pensam esses burocratas do “baixo clero” do governo espanhol locados em nossa terra e mesmo em seu país?
O Brasil é hoje uma nação de grandes interesses como investimentos para a Espanha, vide os bancos que aqui chegaram, as empresas que aqui se instalaram e o nível de exportação para a nossa terra. Se as autoridades espanholas não se preocuparem com o que vem ocorrendo em relação ao tratamento dado aos brasileiros nas embaixadas, consulados ou na entrada de nossos conterrâneos honestos em seu país, graças às facilidades da comunicação para a convocação da comunidade brasileira, em poucos dias, um boicote aos produtos espanhóis que importamos e consumimos, como vinhos, azeites e azeitonas, bem como ao turismo e até mesmo às empresas espanholas aqui instaladas, com certeza traria um grande prejuízo a tais investimentos e às empresas espanholas.
Acho bom o governo espanhol melhorar rapidamente o tratamento e o atendimento dispensado quando do nosso interesse em visitar a tão aprazível Espanha, afinal, em tempos passados, já recebemos a espanhola Carlota Joaquina como rainha, mesmo ela sendo feia, bigoduda e amoral, como contam os livros.

Sylvia Romano é advogada trabalhista, responsável pelo Sylvia Romano Consultores Associados, em São Paulo. E-mail: [email protected].

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar