20 de setembro de 2024

Boi Caprichoso é vencedor do Festival de Parintins 2024

O Boi Caprichoso, o Málúú Dúdú evoluiu, encantou, assombrou no Bumbódromo e venceu pelo terceiro ano consecutivo o Festival de Parintins. É a 26ª vitória do boi azul no festival, contra 32 do contrário, o Boi Garantido, que também emocionou com sua toada apaixonante e sua galera inigualável. A vitória do Caprichoso foi por 1 décimo.

A nota dos dois grupos é calculada a partir da média de voto de cada jurado em cada categoria. São três dias de festival e mais de 20 quesitos.

Com o tema “Cultura, o triunfo do povo”, o Caprichoso saiu na frente na primeira noite de festividades, na sexta-feira (28). No sábado (29), os dois bois ficaram empatados. Nas notas de domingo (30), o Caprichoso se sagrou campeão.

O clima da apuração, transmitida ao vivo no YouTube pela TV local A Crítica, foi de ansiedade e apreensão entre os representantes dos dois grupos. O sinal da transmissão para a TV chegou a ser derrubado na reta final da apuração, mas foi recuperado.

Isabelle Nogueira, finalista do BBB 24, é cunhã-poranga do Garantido, boi que perdeu a competição neste ano. A ex-BBB acompanhou a apuração em sua casa com a presença do namorado, Matteus, e do amigo Marcus, ambos colegas de confinamento. Apesar da derrota do seu Boi, Isa-A-Bela gabaritou nas notas individuais do seu item e ganhou nota máxima nas três noites.

Em um gesto de maturidade, elegância e doçura que lhe são peculiar, Isabelle Nogueira parabenizou o Caprichoso, enalteceu o Festival de Parintins e se mostrou emocionada com a repercussão que ela mesma ajudou a criar em torno do Festival. “O sentimento é de vitória. Eu me emociono sempre, mas dessa vez, é um amor e uma gratidão que transborda”, disse em entrevistas no Curral do Garantido, para onde foi se juntar à comunidade vermelha e branca, que não deixou de comemorar mesmo com a derrota. Os currais dos Bois Caprichoso e Garantido estavam lotados em Parintins para as festas de comemoração pelo sucesso do Festival.

As 21 categorias analisadas pelos jurados do festival incluem: cunhã-poranga, sinhazinha da fazenda, ritual indígena, rainha do folclore, boi-bumbá evolução, pajé, taxauas, lenda amazônica e outras.

A festa da vitória do Caprichoso em Manaus acontecerá no sábado, 06/07.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar