Pesquisar
Close this search box.

Boas vindas, dezembro

Boas vindas, dezembro

Que venha dezembro e, com ele, se aproxime um novo ano, de esperança, paz e, acima de tudo, de saúde ao mundo inteiro. Reservei para hoje alguns vocábulos que muito se reportam a essa festividade tão significativa e única que é o Natal.

RABANADA

Em clima de fim de ano, lembramos logo que rabanada é uma iguaria que, convenhamos, tem aroma de Natal. Segundo o Dicionário Aurélio, em nosso país, de dimensões continentais, ela recebe também outros nomes: “fatia de parida”, “fatia-dourada” e também “mãe-parida”. A rabanada pertence à culinária brasileira e a de outros países e se trata de fatia de pão que se frita depois de embebida em água, açúcar, canela, ou com leite, e passada em ovos batidas. No entanto, há outros significados para o vocábulo, vejamos. “Rabanada. s.f. 01. Golpe com rabo; 03. Fam. Gesto brusco.

MANJEDOURA X MANJEDORA

Com “u” ou sem “u”? Acertou quem incluiu a vogal, isto é, optou por “manjedoura” Para não esquecer desse detalhe importante, faremos uma mnemônica. A “manjedoura” representa uma ocasião “dourada” e preciosa feito ouro. Vamos à definição.  “Manjedoura. s. f. 01. Tabuleiro onde se põe comida para os animais nas estrebarias. [Outras var.: manjadoura e manjedoira]. 02. Local onde Jesus foi posto ao nascer.” Dessa feita, a manjedoura passou a também ser um símbolo cristão, que representa a humildade.

PRESÉPIO

Você usa esse vocábulo em outra época do ano? Há quem use, sim, chequemos os significados que o Dicionário Aurélio reserva para nós.  “Presépio. s. m. 01. Lugar onde se recolhe gado, curral, estábulo. 02. Representação, na tradição do Natal, do estábulo de Belém e das figuras que participaram, segundo o Evangelho, do nascimento de Cristo, e das cenas que a ele se seguiram. 03. A manjedoura onde o Menino Jesus foi posto ao nascer [F. paral.: presepe].” Fica a dica.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar