Pesquisar
Close this search box.

Boa Vista, exemplo de bem viver

Boa Vista, exemplo de bem viver

Capital do Estado de Roraima, Boa Vista encanta por sua simplicidade e pela organização de seu projeto urbano. Única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador distribui seus pouco mais de 300 mil habitantes em ruas largas e avenidas que convidam aos passeios de bicicleta e até mesmo a pé.

Isso porque a cidade foi beneficiada pela natureza com a ausência total de elevações relevantes em sua geografia. Cerca de 90% do município é praticamente plano, o que logicamente favorece a organização urbana. E nos outros 10% de área, o registro é apenas de pequenas elevações, insuficientes para prejudicar o fluxo de veículos e pedestres.

Mas o fluxo de turistas na cidade ainda é pequeno. Ela se transformou em ponto de partida para roteiros de ecoturismo pela selva amazônica. Primeiro povoamento urbano de Roraima, foi fundado no século XIX, mais precisamente em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães, aproveitando a presença de inúmeras fazendas ao longo dos rios da bacia do rio Branco.

Além da história, Boa Vista tem ainda muito que mostrar. Seu principal atrativo á a proximidade com o Monte Roraima, para onde convergem muitos visitantes em busca de turismo de aventura. Montanha localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, tem no formato de mesa seu principal ponto de interesse. Delimitado por falésias com cerca de mil metros de altura, tem em seu platô um ambiente totalmente diferenciado da floresta tropical e da savana encontrados em nível do mar.

Já na cidade, a atração é a Orla Taumanam, estrutura suspensa sobre a margem direita do rio Branco, em pleno centro histórico de Boa Vista. Inaugurado em julho de 2004, tem 6,5 mil metros quadrados à disposição dos visitantes e moradores, atraídos por atividades culturais. Bem localizado, oferece excelente vista para o ponto mais caudaloso do rio Branco, de onde é possível ver a Ilha de São Sebastião, a Ponte dos Macuxis e a Praia Grande.

A Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco é outro ponto de atração. Bem no centro, desponta o Palácio do Governo e, em torno, as sedes dos outros dois poderes: Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça. É onde está, ainda, o Monumento do Garimpeiro, homenagem àqueles que primeiro chegaram e participaram decisivamente do desenvolvimento da cidade.

Boa Vista é uma cidade acima de tudo confortável. Suas largas avenidas e seu povo hospitaleiro cativam a todos os visitantes. A rede hoteleira da cidade é satisfatória. Houve crescimento sensível no setor nos últimos anos. A gastronomia é boa e pode ser encontrada em vários restaurantes e lanchonetes. A cidade, além de boa vista, oferece condições de bem viver.

TRANSMISSÃO

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, vai participar, nesta quarta-feira (16), do Meon: Diálogos & Estratégias – Turismo, evento online com transmissão gratuita que vai debater a retomada do turismo na região do Vale do Paraíba e região metropolitana. Além da presença no debate, o consórcio turístico será representado pelo presidente Felipe Augusto, confirmado na abertura do evento. Realizado pelo Grupo Meon de Comunicação, o seminário tratará sobre o início da alta temporada para a prática do turismo.

CONVENÇÃO

Entre os dias 9 a 11 de dezembro, a Summit realizou a sua terceira convenção anual, com a presença dos gerentes dos principais hotéis e da equipe comercial. O evento discutiu os planejamentos para o próximo ano. A reunião aconteceu nos salões de eventos do Summit Concept Pocinhos – na estância hidromineral de Pocinhos do Rio Verde, distrito de Caldas, que fica a três horas de São Paulo e a duas horas de Campinas. A Summit Hotels acaba de firmar um acordo operacional para administrar o primeiro empreendimento no estado do Rio de Janeiro e anuncia que deseja triplicar seus hotéis em 2021.

ABAV-SP

O ano de 2020 para a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e a Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) foi repleto de muito trabalho e auxílio aos associados. As entidades, em meio à pandemia da covid-19, trabalharam diariamente na defesa dos direitos dos agentes de viagens, além de exercerem o papel de porta-voz das demandas da categoria nos mais representativos foros governamentais brasileiros e internacionais. Entre os fatos importantes, vale ressaltar a união operacional e de fornecedores.

MARESIAS

Muito além de uma bela praia com mar cristalino e ondas perfeitas, Maresias é um destino completo no Litoral Norte de São Paulo. Há passeios em meio à Mata Atlântica, hotéis e pousadas para todos os perfis de viajantes e restaurantes que proporcionam uma verdadeira viagem pelos sabores da gastronomia. Desde o início da pandemia, o uso de máscara é obrigatório mesmo na praia, nos bares e nos restaurantes, sendo permitido retirá-la apenas na hora do consumo de alimentos e bebidas. Além disso, o visitante deve higienizar as mãos constantemente e manter o distanciamento social.

MEMORIAL

O Memorial Quilombo Mumbuca: Vozes da Cultura Jalapoeira marca o retorno do Tocantins a maior premiação na área do Patrimônio Cultural em todo o país, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O projeto recebeu menção honrosa da Comissão Nacional de Avaliação. Em 2020, houve um recorde de 515 concorrentes. Criada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a premiação acontece desde 1987, reconhecendo iniciativas de excelência e caráter exemplar. Nesta na 33ª edição Prêmio Rodrigo 2020, 12 ações receberão R$ 20 mil em recursos do Instituto.

LIDERANÇA

A cidade de São Miguel dos Milagres, no litoral Norte de Alagoas, lidera o ranking de destinos em alta para os períodos de Natal e Ano Novo da Booking.com. A cidade alagoana foi a que mais cresceu no interesse dos viajantes no comparativo dos anos 2020 e 2019.  Maragogi, também no litoral Norte, e Barra de São Miguel, no litoral Sul, aparecem ao lado de Milagres na liderança do ranking de destinos em alta, especificamente para o período de Natal, ocupando o 2º e 3º lugar, respectivamente, formando um top 3 inteiramente de Alagoas.

FOZ DO MARINHEIRO

Localizado na cidade paulista de Cardoso, no noroeste do estado,  o Eco Resort Foz do Marinheiro é  um oásis de tranquilidade, além e o empreendimento ser uma aula de respeito a natureza. Os hóspedes percebem a todo momento, sendo uma verdadeira escola de conhecimentos, principalmente para as crianças, que descobrem na fazendinha um mundo novo, tendo contato com vacas, galinhas e outro animais, podendo participar de ordenha e vivenciar o nascimento de um pintinho no galinheiro. A preservação do meio ambiente está inserida no dia a dia do hotel.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar