Boa notícia para a segurança

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas revela que Manaus teve, em setembro, mais um mês de queda nos principais indicadores de criminalidade. No mês passado, o número de homicídios caiu quase pela metade, com redução de 45,7% da quantidade de ocorrências na comparação com o ano passado. Outros crimes como latrocínio, furto e roubo também apresentaram queda. Em setembro, foram registrados 51 homicídios na capital amazonense. Foi o mês com a menor quantidade de ocorrências desta natureza no ano. Além disso, este também foi o menor número de casos para o mês de setembro desde 2009, conforme os dados da série histórica. Também houve queda no número de latrocínios. No mês passado, houve um caso contra três de setembro de 2019. Os dados de homicídios e latrocínios, junto com os de lesão seguida de morte, formam a estatística dos Crimes Violentos Letais Intencionais que, em setembro, apresentaram queda de 45,3%. O único indicador com aumento foi o de lesão seguida de morte, com um registro em setembro deste ano, contra nenhum no mesmo mês do ano anterior.

SEM PARAR

Mesmo com o trabalho em homeoffice em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Primeira e Segunda Câmaras do Tribunal de Contas do Amazonas julgaram, de janeiro a setembro deste ano 2.423 processos – número recorde – e não têm processos à espera de julgamento. Hoje os julgamentos continuam.

MANAUS DO FUTURO

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus, realizou o workshop virtual ‘Ecossistema de Inovação Manauara’, onde foram tratadas questões de desenvolvimento tecnológico e inovação para o mercado. Entre os assuntos discutidos no evento, transmitido pelo aplicativo zoom, estiveram temas como a adequação da Lei de Inovação do Estado do Amazonas ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

DE SAÍDA

A organização internacional Médicos Sem Fronteiras declarou oficialmente o encerramento de suas atividades no apoio ao combate à Covid-19, no estado do Amazonas. Um comunicado foi enviado à Secretaria de Estado de Saúde notificando o fim das ações em 16 de outubro, seguido de um relatório com as atividades desempenhadas na capital e no interior do estado. O encerramento, conforme explicou a organização internacional, está relacionado à curva epidemiológica da doença no estado.

EMBARGOS

Um total de 3.752 hectares de terras – o equivalente a mais de 3.474 campos de futebol padrão Fifa – foram embargados durante quatro meses de atividades da Operação Curuquetê 2 no sul do Amazonas. Ao todo, os autos de infração somaram R$ 29.924.406, até setembro deste ano. O objetivo é combater as queimadas.

NOREPINEFRINA

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Central de Medicamentos do Amazonas, publicou, no site e-compras do Governo do Amazonas, novo edital com chamamento público para Registro de Dispensa de Licitação (RDL) com a finalidade de aquisição da Norepinefrina (noradrenalina 2mg/mL ampola com 4 mL).  O objetivo é adquirir um dos medicamentos do “kit intubação”, cuja demanda aumentou consideravelmente nesse período de pandemia da Covid-19. 

FINALISTA

A maternidade Balbina Mestrinho é finalista do projeto nacional “Laboratório de Inovação em Enfermagem”, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem e Organização Pan-Americana da Saúde com a  experiência de parto na água, do Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. Hoje a unidade passa por avaliação in loco.

VACINAÇÃO

Os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias que não puderam comparecer a um dos 335 postos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Manaus durante o Dia “D” de mobilização da Campanha Nacional contra Poliomielite e de Multivacinação, no último sábado, 17/10, têm até o dia 30 deste mês para irem a uma das 168 salas de vacinação fixas da Secretaria Municipal de Saúde para atualizar o cartão de vacinação e prevenir contra diversas doenças. A lista com o endereço das salas de vacina pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br)

NOVOS TABELIÃES

Cinquenta e um profissionais aprovados em concurso público receberam, nesta segunda-feira (19), do Poder Judiciário Estadual, a outorga para atuarem como delegatários de serviços cartorários e notariais no Amazonas. Eles foram aprovados em concurso público e, conforme instruções da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), têm 30 dias para iniciar suas atividades na capital e em 40 municípios do interior do Amazonas.

FRASES

novo

“É urgente pensarmos num tratamento e todos os remédios disponíveis para a crise de emprego e renda que a pandemia causou.” Amazonino Mendes (Podemos), candidato a prefeito de Manaus

“Vou criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública.” David Almeida (Avante), candidato a prefeito de Manaus

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email