Pesquisar
Close this search box.

Blog promove encontro de TI

Com o objetivo de compartilhar e valorizar o conhecimento em TIC (Tecnologia da Informação e Telecomunicações) existente em nossa região o blog Qualidade Manaus promove hoje o primeiro encontro de gerentes de projetos, arquitetos e desenvolvedores de software. “Os temas abordados durante o evento estão envolvidos em casos de estudo e melhores práticas em testes, desenvolvimento, projetos de software e empreendedorismo”, destacou um dos organizadores do Encontro Qualidade Manaus 2012, Renato Borges.
A programação do evento contará com cinco palestrantes, entre eles, o especialista em teste de software Arilo Claudio Dias Neto, que irá falar sobre a importante prática do processo de desenvolvimento de software tem sido abordada no Estado do Amazonas em termos de iniciativas acadêmicas e industriais. Serão discutidas questões sobre capacitação de recursos humanos, integração entre academia e indústria, certificações e expectativas futuras.
Outro especialista presente no encontro será Daniel Tadeu, que possui mais de dez anos de experiência em projetos de desenvolvimento de software, atuando principalmente em soluções de Governo Eletrônico (G2G e G2C), em áreas como educação, planejamento e business intelligence. Ele irá demonstrar durante a palestra como a aplicação da gestão do conhecimento podem apoiar a otimização de projetos e fomentar a inovação, maximizando o valor gerado ao cliente e, consequentemente, a qualidade do produto.
Além disso, Eliane Collins, coordenadora do time Product Validation do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia), vai apresentar o trabalho dos profissionais de teste de software do instituto em adaptar o processo de teste para a metodologia ágil de desenvolvimento Scrum. E ainda, a coordenadora da INMF (Incubadora de Negócios Martha Falcão), Jane Moura vai falar sobre empreendedor inovador.

Mercado em crescimento

De acordo com Renato Borges, que é formado em ciência da computação, atualmente o mercado de TI está em constante crescimento na região, principalmente na área de teste de software e gerenciamento de projetos. “Porém, muitos dos conteúdos didáticos são obtidos no eixo Rio-São Paulo”, ressaltou o profissional, que conta ainda que hoje existem iniciativas que contribuem para a área.
Entre elas, o blog Qualidade Manaus, que compartilha conhecimento através de post (textos) sobre o tema, expondo melhores práticas, dificuldades e dicas para profissionais e estudantes que queiram ingressar na área. “E o PMI-AM (Project Management Institute), que é uma associação mundial de gerenciamento de projetos, com representante na nossa região e tem incentivado os profissionais que estão interessados em melhorar sua formação”, explica Borges.
Ele comenta que a demanda é intensa para os profissionais da área de projetos de software, como gerente de projetos e analistas de testes. “Focado em Projetos de Software, ambos devem ter formação acadêmica na área de ciência da computação ou sistema de informação. Conhecimentos em padrões de desenvolvimento de software, estimativas de recursos e gerenciamento de cronograma”, informou o profissional. O salário médio destes profissionais varia de R$ 3.500 a R$ 6.500, dependendo da empresa.
Borges frisa também a necessidade de certificações específicas são diferenciais na carreira. Para o gerente de projeto a certificação é em PMP (Project Management Professional) e para analista de teste é a Alats (Associação Latino Americana de Testes de Software). “As certificações servem para validar o conhecimento que cada profissional tem em sua área”, acrescenta.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar