Blog na Escola desperta interesse em alunos por novas mídias

Alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Djalma Batista, localizada em frente à Ufam (Universidade Federal do Amazonas), zona Sul de Manaus, tiveram a oportunidade de conhecer e aprender sobre as funcionalidades dos blogs disponíveis na internet como uma alternativa viável de comunicação e inclusão digital.
Essa foi uma das formas que o Interfaces (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência da Comunicação, Informação Design e Artes), que é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Ufam, encontrou para despertar o interesse dos alunos pela pesquisa em novas mídias ainda na fase escolar.
Com o projeto “Blog na Escola: uma ferramenta para gestão de ecossistemas comunicacionais e educacionais”, os estudantes receberam durante três meses informações teóricas e práticas sobre esse recurso da internet.

Resultados do projeto

As atividades foram finalizadas na última quinta-feira, 25, com resultados bastante positivos. “A experiência foi satisfatória e deve ser repetida em outras escolas. Para isso, formulamos um manual básico que mostra o passo a passo para o desenvolvimento de um blog com qualidade visual e textual”, explicou um dos membros do Interfaces, Jonas Gomes Jr.
Segundo a professora Denize Piccolotto, que faz parte da coordenação do projeto, as atividades foram desenvolvidas em três etapas: 1ª – Criação de um blog; 2ª – Produção textual; 3ª – Elaboração e publicação do blog oficial da Escola Djalma Batista. “A ideia é que, a partir de agora, os próprios alunos alimentem o blog com materiais informativos produzidos por eles, conforme aprenderam durante as oficinas”, frisou Piccoloto.
A Escola Estadual Djalma Batista foi escolhida para sediar o projeto por ser considerada referência na rede pública de ensino, registrando inclusive o maior número de projetos aprovados pelo PCE (Programa Ciência na Escola), mantido pela Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) em parceria com as secretarias estadual (Seduc) e municipal de educação (Semed).

Alunos participam de oficinas de textos com ênfase na qualidade

A instrutora de produção textual, Laurianne Franco, explicou que os trabalhos desenvolvidos nas oficinas focaram na elaboração de textos dissertativos, enfatizando na redação opinativa, própria dos blogs. “Os alunos se mostraram bastante estimulados na produção dos textos, principalmente porque eram incentivados a buscar os fatos e informações para compor a redação”, disse.
Para o aluno do 9ª ano, Samuel dos Anjos, o projeto consistiu numa oportunidade única de interagir melhor com o universo digital. “O Blog na Escola me mostrou uma nova forma de aprender e usar a internet de uma maneira inteligente para transmitir o conhecimento que nós obtemos na sala de aula”, opinou.
Na visão da aluna da 9ª série, Herlany Corrêa, as atividades colaboraram para despertar o gosto pela pesquisa. “Foi muito interessante, serviu de aprendizado para mim e melhorei no desenvolvimento de um texto, conhecendo essa nova ferramenta”, afirmou.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email