Pesquisar
Close this search box.

Bisneto descarta cargo como palanque

https://www.jcam.com.br/1909_A8.jpg

Em anúncio do pagamento dos benefícios salariais aos educadores do município, realizado na segunda-feira (18), o novo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, falou das suas primeiras ações de gerenciamento técnico das atividades da PMM (Prefeitura Municipal de Manaus). Mas, ao ser perguntado sobre as possíveis articulações do PSDB para 2018 e sua participação na próxima eleição, Bisneto foi enfático ao declarar que seu foco está em auxiliar o prefeito nas atribuições administrativas da cidade e disse que a legenda tem pessoas responsáveis para dar direção aos planos da legenda. “Nós temos quem cuide do partido e o meu momento é de ajudar o prefeito a governar a cidade”, afirmou.

“No momento não estamos pensando nisso, nosso único pensamento é o de ajudar o prefeito na administração da cidade. Organização e articulação para futuras eleições é com o nosso presidente Mário Barros. O partido vai estar preparado para qualquer evento. O PSDB vai estar forte ano que vem, mas pessoalmente não estou envolvido e nem vou adiantar o processo que não pode ser adiantado”, disse.
Também presente ao evento, o prefeito Arthur Neto não mostrou nenhum posicionamento sobre planos e estratégias do partido em relação às eleições para o governo do Estado em 2018. O prefeito desconversou sobre as questões comentando sobre os bons índices da educação municipal e o entendimento com o Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas) para pagamento dos benefícios salariais aos professores.

“Eu não me envolvo na direção do partido há alguns anos, eu ajudo naquilo que me é solicitado. Aqui (na coletiva) seria de extrema irresponsabilidade misturarmos eleições e articulações para 2018 se ainda nem conseguimos ver a posse do governador eleito nesse período de emergência. O Amazonas vem passando por muitas situações de vexame. Estamos mesmo é preocupados com nossa gestão e estou muito feliz com os dados que temos tido nos ultimos anos na educação”, disse o prefeito

À frente da Casa Civil
Segundo o secretário, o momento é de atender os compromissos da CMM (Câmara Municipal de manaus) e promover articulações de integração das secretarias nas ações públicas da prefeitura. “Irei ‘in loco’ conversar com secretários e subsecretários e vou fazer visitas a alguns órgãos como o TCE (Tribunal de Contas do Estado), os Ministérios Público Estadual e Federal. Estou com uma agenda bastante extensa, começando cedo e terminando tarde, mas, está sendo muito prazeroso tratar das ações de Manaus no dia a dia e vamos fazer isso da melhor forma”, afirma Bisneto.

Na ocasião, Bisneto falou ainda dos destravamentos de diversas obras realizadas em alguns pontos da cidade, como a Praça Tenreiro Aranha e a Praça da Matriz no Centro, e o shopping T4, na zona Leste. O secretário afirmou que a prioridade no momento é agilizar a entrega e para isso vem fazendo visitas ao lojistas das áreas citadas. “Estamos focado na administração da cidade com o todo, todos os dias temos algo para destravar. Vamos entregar o shopping T4 para a população de Manaus no início de dezembro. Vamos finalmente entregar a praça Tenreiro Aranha no Centro e Matriz”, disse.

Sobre obras complexas como a implementação do BRT, Bisneto afirma ter o assunto encaminhado ao Sinetram e discutido a vinda de novos ônibus para cidade. “Tudo isso faz parte da nossa pauta diária para a cidade. Visitei as obras mas ainda não conversei com os trabalhadores locais, mas teremos oportunidades de conversar, o importante é destravar a obra e fazer a coisa andar”, disse ele.

Parceria Estado e prefeitura
Em entrevista, o prefeito Arthur Neto, falou da parceria e do trabalho em conjunto com o novo governador eleito Amazonino Mendes e dos principais desafios que ele terá pela frente. “Há um compromisso do governador eleito de participar conosco e eu sei que ele vai pegar o Estado em uma situação muito difícil. Temos que ser muito compreensíveis com isso, mas a vontade dele é de participar mais conosco. A cidade de Manaus tem mostrado seu potencial e sua capacidade frente às dificuldades e me sinto aliviado quando eu vejo que entra um governador que tem um compromisso público de ter uma boa relação com a cidade de Manaus”, disse.

Educação
Segundo a secretária Kátia Scweickardt, esta semana cerca de 5 mil servidores da Semed (Secretária Municipal da Educação), já estarão recebendo a progressão dos benefícios do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) e mil e quinhentos já receberam em agosto. Em setembro a previsão de pagamento está para o dia 21 e a secretária destacou ainda um programa de pós-graduação Latu Sensu para mais de 1500 professores.

“Eu gostaria de reforçar que o Fundeb não se refere apenas aos salários dos professores, ele é um fundo para apoiar políticas educacionais e temos utilizado ele no limite para salário de professores. Em 2017 tivemos uma diferença, e em função dela o prefeito resolveu pagar as progressões e vamos chegar a utilizar do Fundeb 81% incorporando a diferença e os outros 18% vamos atender o outro pleito que é melhorar também a infraestrutura das escolas. Em agosto pagamos a progressão por titularidade e agora começamos a pagar por tempo de serviço. Estamos trabalhando com clareza desde o início da nossa gestão. Definimos a missão estratégica de educação municipal, ela tem a missão da qualidade de aprendizagem das crianças e o acesso. Em termos financeiros no período de crise vamos garantir o salário em dia dos professores e o aumento dos salários sempre acima da inflação”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar