Pesquisar
Close this search box.

Bikes são novidades do iFood

O iFood Pedal, projeto do iFood em parceria com a Tembici que tem como objetivo a facilitação do uso das bicicletas, já ultrapassou a marca de mil entregadores cadastrados. O número equivale ao dobro do previsto desde o lançamento da ação, em outubro de 2020. O projeto foi reconhecido como “Inovação do Ano” pelo Prêmio Mobilidade do Estadão no ano passado.

A ação é composta por três pilares: disponibilização de 500 bicicletas elétricas pela Tembici com planos mais acessíveis; ponto de apoio iFood Pedal, para retirada e devolução de bicicletas, para recebimento de máscaras, álcool em gel, capacete e bag, e estrutura composta por banheiros, água, café, recarga para celular e local para refeições; e o Pedal Responsa, curso digital de conteúdo formativo e de conscientização desenvolvido pelo Instituto Aromeiazero, organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes.

“Levantamentos feitos com entregadores cadastrados no iFood Pedal mostram que 80% deles acreditam que o projeto tem impacto positivo no dia a dia. Vimos também que a utilização das bicicletas elétricas resultou em um aumento médio de 25% em eficiência de rotas, gerando mais oportunidade de entregas durante o dia para esses parceiros, exigindo menor esforço”, afirma o head de Inovação e Logística do iFood, Fernando Martins.

Diante da boa aceitação do projeto, novos pontos de retirada de bike estão sendo testados pela cidade de São Paulo (na Rua Itupeva, próximo à Paulista, na Av. Ibirapuera e na Rua Pequetita, no Itaim Bibi).

Como funciona o Pedal Responsa

O curso Pedal Responsa é disponibilizado a todos os entregadores e entregadoras do iFood Pedal e fornece informações de segurança no trânsito, cuidados e responsabilidades com a bike elétrica, saúde e prevenção à Covid-19 e comunicação com o cliente.

“Após ouvir os entregadores e entender suas dores, vimos a necessidade de realizar um projeto que atendesse a real necessidade deles. Junto com as e-bikes e o ponto de apoio, o Pedal Responsa é um pilar super importante, pois é o início de uma formação que queremos proporcionar aos entregadores que usam bike. Oferecer estes conteúdos a eles e dar o certificado é uma primeira etapa de um pilar que queremos que cresça muito para proporcionar ainda mais desenvolvimento a estes ciclistas”, comenta Carolina Rivas, diretora de Relacionamento da Tembici.

O curso é realizado 100% pelo WhatsApp, ferramenta de comunicação mais utilizada pelos entregadores, segundo também resultados das pesquisas realizadas para estudo de desenvolvimento do projeto. Vídeos especiais foram gravados com os conteúdos dos cinco módulos do curso e, para auxiliar no entendimento dos assuntos abordados, após assisti-los, os entregadores recebem perguntas de múltiplas escolhas sobre os temas e interagem com o chat criado especialmente para o projeto.

Ao completar toda a trilha do Pedal Responsa, cada entregador garante um certificado nominal e também responde a uma pesquisa em que avalia a utilidade e relevância do curso para suas atividades de trabalho com a bike. Atualmente, o Pedal Responsa tem 93% de aprovação.

“O curso busca a valorização da ciclologística e da diversidade. Acreditamos que as mulheres podem ter ainda mais espaço nessa nova plataforma. Além disso, nosso objetivo principal é ressaltar os aspectos positivos da utilização das bikes na logística para cidades mais sustentáveis e resilientes”, diz Murilo Casagrande, diretor de Desenvolvimento Institucional do Aro.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar