Pesquisar
Close this search box.

Berlim a espera dos turistas

Berlim a espera dos turistas

Berlim está aberta novamente. Desde o final de maio, os hotéis, museus, restaurantes e lojas da cidade abriram com novos conceitos de segurança. As medidas são rígidas, mas comuns: máscaras, distância entre pessoas e grupos, higiene e, acima de tudo, muita responsabilidade.

A Alemanha emergiu relativamente bem dessa pandemia e, embora seja sempre doloroso mencionar os mortos, e cada um deles merece respeito, Berlim mostra alguns números esperançosos: apenas 208 vítimas em meados de junho, quando em Nova York havia cerca de 31 mil.  Milão mais de 16 mil e em Madri estavam chegando a 9.000.

Berlim é perfeita no verão. Os dias são mais longos, com mais horas de luz, a temperatura é quente, um pouco mais quente graças as mudanças climáticas, mas a cidade oferece inúmeros espaços ao ar livre. A capital alemã é conhecida por seus edifícios históricos, por seus numerosos e importantes museus, por sua vida cultural, por sua animação a qualquer hora do dia. 

Mas, além disso, e isso nem sempre é conhecido, Berlim não é apenas a maior cidade da Alemanha, mas também a mais verde e mais azulada, deve-se dizer, porque seus parques, florestas, lagos e cursos de água eles ocupam 45% de sua superfície, e isso é especialmente apreciado no verão.

As possibilidades de desfrutar de Berlim no verão são enormes. Existem barracas de comida de rua nos mercados antigos, mercados de sorvetes, esplanadas de bares de cerveja, bares de praia e até cinemas ao ar livre. Tudo é acessível de bicicleta ou também de caminhadas curtas ou longas. E tem ainda o transporte público, que é gratuito com o Berlin Welcome Card.

Apesar de ser uma cidade verde, Berlim é cheia de lagos e rios como o Spree e o Landwehrkanal ou os lagos Müggelsee e Wannsee. E o banho é permitido em todos eles. Mas se você não gosta de nadar, a melhor maneira de ter uma idéia da quantidade de água na cidade é fazer um passeio de barco pelas principais atrações turísticas, ouvindo confortavelmente o guia de áudio em o idioma escolhido e tomando uma cerveja placidamente.

O Mar Báltico não está longe e não é uma má ideia se aproximar de uma de suas praias no verão, agora que a temperatura é muito agradável. Na própria Berlim, a alguns passos de distância encontram-se belos lagos, com praias e acesso fácil, onde é possível se refrescar. Na Praia de Charlie, no Checkpoint Charlie, você pode relaxar com bebidas frias, salsichas grelhadas e batatas fritas no meio do ambiente urbano. E se você deixou seu maiô ou biquíni em casa, não precisa ficar constrangido. Em Berlim, a “cultura do corpo livre” é praticada. O banho pode ser com qualquer roupa. Ou até nenhuma roupa.

PAPO COM AGENTE

Na próxima segunda-feira (20), às 16h, o “Papo com Agente”, projeto quinzenal da Abav-SP e Aviesp, receberá em live no Youtube (link), o Dr. Marcelo Oliveira, assessor jurídico de diversas entidades do setor turístico, e Rafael Turra, sócio da TZ Seguros. A transmissão ao vivo, que terá como tema “Benefícios Abav-SP e Aviesp: mais segurança ao agenciamento de viagens”, será comandada por Fernando Santos e Marcos Lucas, respectivamente, presidentes da Abav-SP e Avies. Neste programa, novidades, esclarecimentos e soluções em relação a esse assunto.

FESTURIS LIVE

Qual será o papel do turismo na recuperação econômica do Rio Grande do Sul? O que o Estado fará para incentivar as empresas do setor? Quais serão as estratégias para o fortalecimento do turismo interno? Esses e outros assuntos foram debatidos na live veiculada ontem, com a participação do novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni. Oportunidade para conhecermos as políticas públicas do Estado para o turismo e fortalecer o relacionamento com os profissionais do trade gaúcho. As lives do Festuris são constantes. É bom agendar.

FESTEJAR GRAMADO

A Festejar Gramado – tradicional evento que conecta o mercado de eventos – tem sua quinta edição confirmada para 7 e 8 de outubro, no Expogramado. O conteúdo será destaque neste ano com o Fórum de Ideias, apostando em uma grade temática diversa, que contempla o universo dos eventos corporativos, sociais e live marketing. A feira de negócios também ocorrerá com estandes cooperativados e individuais. A Festejar pretende ser o palco da retomada e quer levar inspiração, soluções e cases de sucesso para este novo momento do mercado. O evento cumprirá todas as medidas sanitárias.

LGBT DIGITAL

A 3ª edição da LGBT Conference está confirmada para o período de 24 a 26 de julho. Em um formato 100% digital, o evento se adapta aos tempos de pandemia, sem deixar de trazer ao debate temas importantes e muito relevantes para a sociedade, a partir de um ponto comum: a inclusão. Já a Copa Internacional de Futsal LGBT que ocorreria de forma simultânea, foi adiada para 2021. Com o tema: Pela Diversidade, as inscrições foram abertas nesta quinta-feira, dia 9 de julho, a organização do evento convidou o Projeto Orientando para fazer a curadoria da Conference. 

SINO´S DAY

Uma das sete maravilhas do Brasil, a Catedral de Pedra em Canela será o cenário do 1º Sino’s Day. O concerto beneficente, com transmissão ao vivo pela Internet, ocorre no dia 25 do mês de julho a partir das 16 horas. Arrecadar fundos e transmitir para todo o país uma mensagem de fé e esperança, em um momento de grande dificuldade e apreensão, são os focos do evento musical. O projeto é concebido e colocado em prática por grupo de voluntários, visando arrecadar fundos e doações para a Associação Casa Lar de Canela, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco.

MP AÉREA

O Senado aprovou, em Brasília, a medida provisória (MP 925/2020), que trata da ajuda ao setor aeronáutico e aeroportuário durante a pandemia do coronavírus. A MP disciplina o reembolso e a remarcação de passagens de voos cancelados durante a pandemia, regula o pagamento de tarifas, mas acaba com o adicional de embarque internacional. A matéria segue para a sanção da Presidência da República. O senador Eduardo Gomes (MDB-TO) atuou como relator. Ele disse que a MP tem o objetivo de promover um alívio imediato no fluxo de caixa das empresas do setor de aviação civil.

AIR FRANCE

A Air France e a KLM seguirão expandindo gradualmente suas operações entre o Brasil e a Europa em setembro e outubro. As companhias combinarão 26 voos por semana entre o Brasil e a Europa até pelo menos o fim de outubro. Isso representa 59% do que o grupo costumava voar semanalmente para o Brasil antes da crise do Covid-19. Atualmente, as operações totalizam 19 voos por semana. Entre 7 de setembro e 25 de outubro, as companhias evoluirão constantemente de operação para a Europa. A Air Frande planeja o primeiro voo de Fortaleza para Paris para 11 de outubro, com retorno em  10 de outubro

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar