BCE diz estar preparado para resistir a riscos inflacionários

O BCE (Banco Central Europeu) informou na quinta-feira que sua política monetária “está preparada” para resistir aos riscos de inflação na zona do euro, “como exige seu objetivo principal”.

No editorial do boletim mensal de outubro, publicado na quinta-feira, o BCE afirmou que existem riscos inflacionários em alta a médio prazo, entre os quais a possibilidade de novos aumentos do petróleo, dos produtos agrícolas e reajustes salariais maiores que o previsto.

O BCE previu que o barateamento da energia do ano passado e o recente “aumento substancial” do preço do petróleo farão com que a inflação se mantenha “significativamente acima de 2%” até o início de 2008.

A taxa de inflação anual na eurozona subiu para 2,1% em setembro, 4 décimos a mais que em agosto, segundo cálculo do órgão europeu de estatísticas, Eurostat.

O banco europeu disse que seu conselho de governo assegurará, com uma atuação “firme e a tempo”, que os riscos para a estabilidade de preços não se materializem e que as expectativas de inflação se mantenham estáveis.
Isso favorecerá “um ambiente que levará a um crescimento econômico sustentado, mercados que funcionem bem e uma geração de emprego duradoura”.

Na semana passada, o Banco Central Europeu manteve as taxas de juros em 4% e ressaltou que, “dado o aumento no nível de incerteza, é necessário ter informações adicionais antes de que se possa tirar conclusões sobre a política monetária”.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email