O BCE (Banco Central Europeu) manteve na quinta-feira sua taxa de juros em 1%, para apoiar a recuperação da economia. No último dia 29, o presidente do banco, Jean-Claude Trichet, disse que a crise financeira e econômica esteve muito perto de ser uma depressão.
Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), Trichet considerou que foi possível evitar uma grande depressão econômica, graças à enorme ajuda pública e à atuação dos bancos centrais dos dois lados do Atlântico e em todo o mundo.
Trichet ainda informou que agora é necessário avançar na regulação do sistema financeiro. “Agora trabalhamos muito ativamente para tentar fazer um sistema financeiro global mais forte, o que significa melhor regulação, e não necessariamente muito mais regulação”, apontou
Banco Central britânico
O Banco da Inglaterra manteve a taxa básica de juros em 0,50%. No último dia 26, o ONS (Escritório Nacional de Estatísticas) informou que o Reino Unido saiu da recessão no quarto trimestre de 2009, mas com uma taxa de crescimento de 0,1%, mais fraca que a esperada.